Terça, 23 de Junho de 2026
23°C 25°C
Salvador, BA
Publicidade

Saúde promove encontro para fortalecer Vigilância em Saúde nos municípios sergipanos

O objetivo foi reforçar a importância do compartilhamento de informações para aprimorar o monitoramento de doenças como Covid-19, dengue, tuberculo...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
25/02/2025 às 16h16
Saúde promove encontro para fortalecer Vigilância em Saúde nos municípios sergipanos
" data-src=

Visando aprimorar as ações de Vigilância em Saúde em Sergipe, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), realizou nesta terça-feira, 25, a Reunião da Gestão de Vigilância em Saúde. O evento reuniu coordenadores municipais para alinhar diretrizes e qualificar o monitoramento de doenças no estado.

O encontro reforçou a importância do compartilhamento de informações para aprimorar o monitoramento de doenças como Covid-19, dengue, tuberculose, hanseníase e infecções sexualmente transmissíveis. Com a integração entre os municípios e o estado, a Vigilância em Saúde segue fortalecida para enfrentar desafios e promover a qualidade dos serviços prestados à população sergipana.

O diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes, destacou a importância do encontro como um espaço de planejamento conjunto entre os gestores municipais e estaduais. “Discutimos as principais diretrizes da vigilância, organizamos fluxos e fortalecemos a preparação para situações de emergência. Nosso objetivo é garantir uma vigilância ativa, com dados qualificados e uma rede integrada”, afirmou.

A gerente de Endemias da SES, Sidney Sá, ressaltou que a troca de gestão nos municípios exige atualização constante das equipes. “Com as mudanças, novos coordenadores e técnicos assumem as funções. Esse momento é essencial para que estejam informados sobre protocolos e diretrizes de notificação compulsória, especialmente em períodos de alta incidência de doenças como dengue”, explicou.

Para a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Cedro de São João, Marília Freire, a reunião permitiu maior aproximação entre os municípios e a gestão estadual. “Compreender o fluxo da vigilância epidemiológica e a importância da qualidade dos dados é fundamental para atender às necessidades de cada região. Além disso, essa troca de experiências permite que boas práticas sejam replicadas entre os municípios, fortalecendo a estratégia de saúde”, destacou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Salvador, BA
23°
Tempo nublado
Mín. 23° Máx. 25°
24° Sensação
4.47 km/h Vento
84% Umidade
100% (2.07mm) Chance chuva
05h55 Nascer do sol
17h17 Pôr do sol
Quarta
26° 24°
Quinta
26° 24°
Sexta
25° 24°
Sábado
25° 24°
Domingo
25° 25°
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,67%
Euro
R$ 5,89 +0,25%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 342,656,45 -2,75%
Ibovespa
170,541,38 pts 0.1%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Anúncio