Terça, 23 de Junho de 2026
23°C 25°C
Salvador, BA
Publicidade

Convite à imprensa: Assinatura do Programa de Registro de Patrimônio Vivo da Cultura Sergipana (Lei dos Mestres)

O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura Arte Aperipê (Funcap), realiza nesta terça-feira, 25, a assinatura do Programa de Registro de...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
24/02/2025 às 12h17
Convite à imprensa: Assinatura do Programa de Registro de Patrimônio Vivo da Cultura Sergipana (Lei dos Mestres)
" data-src=

O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura Arte Aperipê (Funcap), realiza nesta terça-feira, 25, a assinatura do Programa de Registro de Patrimônio Vivo da Cultura Sergipana (Lei dos Mestres). A solenidade acontece às 14h, no Palácio Museu Olímpio Campos (Pmoc), localizado no centro de Aracaju. Na ocasião, serão entregues certificados aos novos mestres e, ao final, haverá a apresentação do Samba de Pareia do Quilombo da Mussuca, em Laranjeiras. 

O Programa de Registro do Patrimônio Vivo da Cultura Sergipana  (Lei dos Mestres) é uma seleção e registro de pessoas com relevante contribuição à cultura local, para que passem a usufruir de direitos e, em contrapartida, mantenham sua prática cultural ativa e compartilhem seus saberes com a comunidade sergipana. O objetivo é assegurar a transmissão dos conhecimentos e das contribuições desses agentes culturais por meio de atividades como oficinas, aulas e palestras.

A seleção é feita via edital e para participar os candidatos devem comprovar suas contribuições para a salvaguarda de aspectos da cultura sergipana, nas diversas linguagens artísticas e culturais, além de possuir atuação comprovada na área por no mínimo seis anos. O edital dispõe de cinco vagas, sendo ao menos três destinadas às Culturas Populares. Os selecionados recebem o Título de Patrimônio Vivo da Cultura Sergipana, uma bolsa mensal vitalícia de incentivo equivalente a dois salários-mínimos e prioridade na análise de projetos culturais do Governo do Estado.

Confira a lista dos contemplados:

- Marilene dos Santos Moura (Mestra Marilene), do  Reisado São José do Povoado São José, em Japaratuba
- Rosualdo da Conceição (Mestre Diô), do grupo de Samba de Coco do Mosqueiro
- Josefa Santos de Jesus (Finha de Zé de Totó), mestra da Dança de Roda do Quilombo Sítio Alto, em Simão Dias
- Marizete Lessa (Mãe Marizete), do terreiro Abassá São Jorge
- Severo D´Acelino,  poeta, contista, dramaturgo, compositor, pesquisador, conferencista, ator e coreógrafo

Serviço:
O que:Solenidade de assinatura do Programa de Registro de Patrimônio Vivo da Cultura Sergipana (Lei dos Mestres). 
Quando:25 de fevereiro (terça-feira)
Horário:14h
Onde:Palácio Museu Olímpio Campos
Contato:79 99819 4512 - Nara Barreto (Asessora de Comunicação da Funcap)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Salvador, BA
24°
Tempo nublado
Mín. 23° Máx. 25°
25° Sensação
4.52 km/h Vento
82% Umidade
100% (2.07mm) Chance chuva
05h55 Nascer do sol
17h17 Pôr do sol
Quarta
26° 24°
Quinta
26° 24°
Sexta
25° 24°
Sábado
25° 24°
Domingo
25° 25°
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,87%
Euro
R$ 5,90 +0,46%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 341,783,56 -3,19%
Ibovespa
170,865,31 pts 0.29%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Anúncio