Terça, 23 de Junho de 2026
23°C 25°C
Salvador, BA
Publicidade

Deso economiza R$ 813 mil com energia renovável em 2024

Além de reduzir custos, empresa promove mais sustentabilidade ambiental e eficiência energética

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
21/02/2025 às 10h38
Deso economiza R$ 813 mil com energia renovável em 2024
Foto: Deso

Em 2024, a produção de energia renovável da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) provocou uma economia acumulada de R$ 813 mil à empresa, graças à geração de mais de dez milhões de quilowatt-hora (kWh) através da usina fotovoltaica utilizada pela companhia, localizada em Neópolis, município do leste sergipano. O recurso sustentável ajudou a alimentar 250 das 780 unidades consumidoras de energia da Deso no ano passado.

O uso de energia solar faz parte das boas práticas relacionadas ao conceito de ESG (Ambiental, Social e Governança, do inglês Environmental, Social and Governance) e promove mais sustentabilidade ambiental e eficiência energética, bem como contribui para a redução de custos à companhia. Na avaliação da gerente de Gestão Energética (GGEN) da Deso, Bárbara Ramos Carvalho de Sá, a utilização de fontes renováveis ganha ainda mais relevância diante das mudanças climáticas.

“Além de ser uma energia 100% renovável e não poluente, o que é gerado na usina é injetado na rede elétrica de distribuição. Identificamos à concessionária de energia, a Energisa, quais unidades serão beneficiadas e os percentuais a serem aplicados a cada uma delas. Assim, o faturamento levará em consideração o crédito injetado em cada unidade consumidora, transformando em créditos financeiros nas faturas”, disse Bárbara, destacando a diminuição de despesas com energia elétrica alcançada pela presença da empresa no mercado livre de energia.

Balanço

Desde 2021 a Deso é compradora do mercado livre de energia, que permite a negociação de preços, prazos, volume e forma de pagamento diretamente com empresas comercializadoras e geradoras de energia elétrica. Só no ano passado, a companhia registrou uma economia de R$ 10,9 milhões. Em quatro anos de presença no ambiente, a corporação já economizou R$ 32 milhões.

Atualmente, nove unidades da Deso são alimentadas com energia adquirida desta forma. Oito delas são abastecidas com energia incentivada de 50%, produzida por meio de fontes renováveis. De acordo com Bárbara, a companhia tem planos para expandir o número de unidades consumidoras que utilizam o recurso proveniente do mercado livre, passando de nove para 24.

Flavia Santos Costa | Fotos: Ascom FSPH
Flavia Santos Costa | Fotos: Ascom FSPH
Richer Mota | Fotos: Ascom FSPH
Richer Mota | Fotos: Ascom FSPH
Bárbara Ramos Carvalho de Sá, gerente de Gestão Energética (GGEN) da Deso | Foto: Deso
Bárbara Ramos Carvalho de Sá, gerente de Gestão Energética (GGEN) da Deso | Foto: Deso
Foto: Deso
Foto: Deso
Foto: Deso
Foto: Deso
Foto: Deso
Foto: Deso
Foto: Deso
Foto: Deso
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Salvador, BA
25°
Tempo nublado
Mín. 23° Máx. 25°
26° Sensação
4.87 km/h Vento
78% Umidade
100% (2.07mm) Chance chuva
05h55 Nascer do sol
17h17 Pôr do sol
Quarta
26° 24°
Quinta
26° 24°
Sexta
25° 24°
Sábado
25° 24°
Domingo
25° 25°
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,87%
Euro
R$ 5,90 +0,44%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 343,241,98 -2,77%
Ibovespa
171,446,69 pts 0.63%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Anúncio