Terça, 23 de Junho de 2026
23°C 25°C
Salvador, BA
Publicidade

Governo do Estado repassou R$ 148,3 milhões para municípios sergipanos em janeiro

Repasse de recursos da arrecadação de impostos estaduais para os municípios cresceu mais de 12% quando comparado ao mesmo período do ano passado

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
12/02/2025 às 15h32
Governo do Estado repassou R$ 148,3 milhões para municípios sergipanos em janeiro
O valor total dos repasses é calculado a partir do recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços e do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores / Foto: Thiago Santos

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), repassou R$ 148,3 milhões para os 75 municípios sergipanos no mês de janeiro como resultado da arrecadação de impostos estaduais. O valor é 12,85% superior ao distribuído no mesmo período do ano passado, quando foram destinados R$ 131,4 milhões.

O valor total dos repasses é calculado a partir do recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O ICMS foi responsável pela maior parte desse volume, o que corresponde a R$ 131,6 milhões, registrando uma alta de 14,5% na comparação com janeiro de 2024. Por lei, o Governo destina 25% do volume arrecadado com o imposto para os municípios.

O IPVA, por sua vez, foi responsável por R$ 16,6 milhões em repasses, alta de 0,56% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Vale lembrar que metade do valor arrecadado com o IPVA é destinado aos municípios onde os veículos são licenciados.

"Os números reforçam o bom momento vivido pela economia sergipana e retratam o trabalho que tem sido desenvolvido para coibir práticas de sonegação e garantir a concorrência leal. Estamos investindo cada vez mais em novas tecnologias para permitir o cruzamento de informações e desta forma evitar que os bons contribuintes sejam prejudicados por quem não busca cumprir a lei. Em relação ao IPVA, estamos tendo uma adesão daqueles que optam por pagar o imposto em cota única, o que é bastante positivo", explica a secretária de Estado da Fazenda, Sarah Tarsila. 

Amigo da Gente

Um fator que foi importante para a melhoria na arrecadação foi a adoção do programa 'Amigo da Gente', que desde setembro de 2023 visa valorizar os contribuintes em conformidade com a legislação tributária, recebendo um olhar mais atento da gestão pública.

A proposta é considerada o primeiro programa de conformidade tributária já implementado em Sergipe, permitindo que os contribuintes possam regularizar espontaneamente suas obrigações e evitar penalidades. O Estado, por sua vez, atua de maneira preventiva, dialogando com os empresários sobre a correção de possíveis falhas.

Além do 'Amigo da Gente', a Sefaz também tem promovido um intenso trabalho de modernização da legislação tributária, com a publicação de mais de 300 medidas que auxiliam aqueles que empreendem no estado. O principal objetivo é a melhoria do ambiente de negócios e a facilitação da atuação dos contribuintes.   

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Salvador, BA
25°
Tempo limpo
Mín. 23° Máx. 25°
26° Sensação
4.01 km/h Vento
78% Umidade
100% (2.07mm) Chance chuva
05h55 Nascer do sol
17h17 Pôr do sol
Quarta
26° 24°
Quinta
26° 24°
Sexta
25° 24°
Sábado
25° 24°
Domingo
25° 25°
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,07%
Euro
R$ 5,90 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 344,860,26 +0,49%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Anúncio