
A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito (SUMTRAN) e ongs de proteção à vida animal, deu início, nesta quarta-feira, 20, a uma campanha de conscientização contra atropelamentos de animais, inclusive, os silvestres. Denominada de “Eu Freio Para os Animais”, a inciativa tem o objetivo de orientar os condutores de veículos a conduzir de forma mais consciente, respeitando as leis de trânsito, evitando acidentes como os atropelamentos de animais, tanto na sede quanto na Zona Rural do município.
.jpg)
Como parte da ação, foi realizada uma blitz educativa nas ruas do eixo central da cidade, com a entrega de panfletos, com dicas e informações sobre como proceder para evitar atropelamentos, e adesivos da campanha, que continua nessa quinta-feira, 21, e será estendida às escolas municipais, praças e locais públicos, ao longo de todo o ano. Para Analu Duarte, coordenadora das ações educativas do castramóvel, equipamento itinerante utilizado para castração de animais domésticos, a campanha auxilia, tanto nas estratégias de cuidado com os animais não-domésticos quanto nas ações de apoio para um trânsito mais seguro.
“A proposta é que os condutores redobrem a atenção, uma vez estando ao volante em via pública ou nas estradas rurais, respeitando as leis de trânsito e tendo o cuidado com os animais, evitando atropelamentos e perda de vidas. Muitos acidentes e atropelamentos poderiam ser evitados, pessoas e animais poderiam não ser mais as vítimas se todos os cuidados fossem tomados. Acredito que, com o trabalho de orientação, de alerta, conseguimos fazer valer essas estratégias de cuidado com os nossos animais, inclusive os silvestres.”, disseAnalu Duarte, coordenadora das ações educativas do castramóvel.
.jpg)
“Avaliamos como bastante positiva a recepção da população à campanha, uma parceria entre a Secretaria de Saúde, Superintendência Municipal de Trânsito e as ongs de proteção dos animais, com o objetivo de estimular os condutores de veículos, a respeitar as leis de trânsito e redobrar o cuidado para evitar atropelamentos e perda de vidas, tanto de pessoas quantos dos animais no trânsito.”, destacou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.
