Fale Conosco
Por linkdosite
Sábado, 18 de Maio de 2024
20°C 30°C
São Paulo, SP
Publicidade

Ministro Flávio Dino anuncia incorporação das Guardas Municipais no sistema de Segurança Pública

"É um pleito que eles tinham no efeito de haver uma padronização do reconhecimento. Isso significa melhores condições de trabalho, mais seguranças para os profissionais e a sociedade", destacou.

25/05/2023 às 19h26
Por: Carlos Nascimento Fonte: g1.globo.com/
Compartilhe:
Ministro Flávio Dino anuncia incorporação das Guardas Municipais no sistema de Segurança Pública

O Ministro da Justiça e Segurança participou na sexta-feira (5/5) do Encontro Norte e Nordeste de Guardas Municipais (Enneguam), em Teresina.

O Ministro da Justiça e Segurança, Flávio Dino, anunciou a incorporação plena das guardas municipais no sistema nacional de segurança pública, durante o Encontro Norte e Nordeste de Guardas Municipais (Enneguam), em Teresina.

Dino destacou que o artigo 144 da Constituição Federal (CF) que institui o direito e responsabilidade para segurança pública.

“Eu recebo sempre a todos e já recebi recomendações do Ministério Público com uma diretriz restritiva da Guarda Municipal. E nós precisamos por fim a isso. Vamos levar as mudanças ao nível constitucional, para cessar qualquer possibilidade de polêmicas jurídicas em torno de algo que ao nosso ver é muito claro”, disse.

Segundo o ministro, o segundo passo é estruturar os municípios para organizar as guardas com equipamentos e veículos.

"Gostaria de lembrar os senhores que temos dois editais, somando o valor de R$ 250 milhões. Editais esses destinados para que os municípios apresentem seus projetos. E eu quero é que o valor não dê. Se tiver muito mais projeto do que recurso, é o que preciso para chegar na área econômica do governo e dizer ‘olha o dinheiro não está dando", afirmou.

Na oportunidade, Flávio Dino assinou uma portaria que institui a identidade nacional dos guardas municipais.

"É um pleito que eles tinham no efeito de haver uma padronização do reconhecimento. Isso significa melhores condições de trabalho, mais seguranças para os profissionais e a sociedade", destacou.

COMENTÁRIOS DE CRISPINIANO DALTRO

Pra isso acontecer o governo federal deverá reconhecer os Municípios com também Poder de Polícia Administrativa, leia-se, Segurança Pública, Art. 144 dividindo competência com das PMs, forças reservas e auxiliares federais, Decreto-Lei 667/1969, subordinadas conforme, parágrafos 5° e 6° da CFB, aos Estados entes.

Então na minha visão será o princípio da extinção dessas instituições militares. Aliás, proposta que sempre defendi, ao resgate do conceito a segurança pública, que finalmente deixará a vinculação de segurança nacional. E assim os efetivos das Policia Militares extintas terão o direito de optar se migram parte para Polícia Judiciária e parte para Polícia Administrativa, leia-se Guardas Civis, como era antes do Regime Militar. Taí vamos torcer pra que ele tenha órgãos genitais pra convencer ao chefe dele.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários