Segunda, 16 de Fevereiro de 2026
25°C 27°C
Salvador, BA
Publicidade

Leis reconhecem importância do cavalo crioulo na cultura nacional

Depositphotos Cavalo crioulo é reconhecido pela legislação do Rio Grande do Sul como animal símbolo estado O presidente Jair Bolsonaro sancionou ...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
05/07/2022 às 11h00

O presidente Jair Bolsonaro sancionou duas leis que reconhecem a importância do cavalo crioulo na cultura nacional. Os textos, publicados no Diário Oficial da União desta terça-feira (5), preveem ainda apoio do poder público a eventos.

A Lei 14.392/22 reconhece a “Marcha de Resistência do Cavalo Crioulo”, realizada no Rio Grande do Sul desde os anos 80, como manifestação da cultura nacional. Já a Lei 14.394/22 faz o mesmo com a competição “Freio de Ouro”, que há mais de 40 anos acontece no Rio Grande do Sul exclusivamente com cavalos crioulos.

As novas normas são oriundas de projetos de lei de autoria do deputado Afonso Hamm (PP-RS) – os PLs 6049/16 e 7570/17, respectivamente, ambos aprovados sem alterações pelo Senado. “O cavalo crioulo é considerado hoje a maior raça de equinos do Rio Grande do Sul”, disse Hamm, ao defender as homenagens.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários