Quarta, 18 de Fevereiro de 2026
25°C 27°C
Salvador, BA
Publicidade

Comissão especial vai analisar adesão do Brasil a convenção sobre trabalhadores migrantes

Paulo Sergio/Câmara dos Deputados Deputados participam de sessão no Plenário da Câmara O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
05/05/2022 às 13h55
Comissão especial vai analisar adesão do Brasil a convenção sobre trabalhadores migrantes
Deputados participam de sessão no Plenário da Câmara - (Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira, determinou a criação de uma comissão especial para analisar a Mensagem 696/2010, do Poder Executivo, que submete à apreciação do Congresso Nacional o texto da convenção das Nações Unidas (ONU) sobre a proteção aos trabalhadores migrantes.

A comissão terá 34 integrantes titulares e igual número de suplentes, que ainda serão indicados pelos partidos.

O pedido de criação do colegiado foi feito pelo deputado Carlos Veras (PT-PE). Ele afirma que o tratado é um dos mais importantes do mundo sobre direitos humanos e já foi ratificado por diversos países latino-americanos, como Argentina, Chile e Colômbia.

“A criação e instalação da comissão especial será um passo importante para a garantia dos direitos humanos e para o fortalecimento do papel do Estado brasileiro nas relações exteriores”, disse Veras.

Adoção
A Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros das suas Famílias foi adotada em 1990 pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

O texto contém dispositivos relativos a não discriminação, direitos humanos dos trabalhadores migrantes, direitos adicionais de migrantes documentados, e disposições aplicáveis a categorias especiais de trabalhadores migrantes e membros de suas famílias.

Mais informações a seguir

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários