
Enquanto os pais trabalham na coleta de materiais recicláveis durante os festejos juninos, as crianças atendidas pela Estação Acolher, projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), encontram um ambiente seguro, acolhedor e repleto de atividades que estimulam o desenvolvimento, a convivência e a construção de novas experiências. Mais do que um espaço de proteção, a iniciativa tem conquistado o carinho dos pequenos, que destacam as brincadeiras, as amizades e o cuidado recebido ao longo dos dias.
Desde o início das atividades, dezenas de crianças passaram pelos diversos espaços da Estação Acolher, participando de oficinas, momentos lúdicos, atividades educativas, dinâmicas e ações pensadas especialmente para promover bem-estar, aprendizado e fortalecimento de vínculos. Os relatos dos próprios participantes mostram como o projeto tem marcado suas vivências.
Para a pequena Valentina Rodrigues da Silva, a Estação Acolher é um lugar onde não faltam diversão e cuidado. Entre as atividades preferidas estão as brincadeiras, os momentos de descanso e as surpresas preparadas diariamente pela equipe. “Eu gosto de brincar, comer e dormir. As tias são muito legais, deixam tudo arrumado certinho. Eu gostei da massagem que a gente fez, o brinquedo com farinha e balão e também do álbum da Copa. Eu queria que tivesse toda semana, que não acabasse nunca”, contou.
A experiência também deixou lembranças especiais para Sofia, que destacou o acolhimento recebido e as amizades construídas ao longo da programação. “É um lugar muito bom, muito legal e muito divertido. Eu quero vir mais vezes para cá, porque aqui é um lugar para a gente se divertir. As tias são legais, brincam com a gente e tratam todo mundo muito bem. Eu encontrei vários amigos, várias tias legais e várias pessoas especiais. Não vou esquecer da Estação Acolher”, afirmou.
Já Giovanni Gabriel ressaltou as atividades recreativas e os momentos compartilhados com os novos amigos. Entre as experiências favoritas, ele destacou as brincadeiras coletivas e as atrações especiais preparadas pela equipe. “Aqui a gente pode brincar e a comida é boa. Eu gostei do estrogonofe com arroz. Também gostei de jogar queimado, porque em casa eu só jogo bola. E o que eu mais gostei foi o Trenzinho da Alegria. Eu queria que a Estação Acolher continuasse até 2053”, brincou.
Os depoimentos refletem o propósito da Estação Acolher, em oferecer proteção integral às crianças enquanto seus pais desempenham suas atividades profissionais durante os festejos. Além de garantir alimentação, descanso e segurança, o espaço promove experiências que contribuem para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo dos participantes.
Para a secretária da Seasic, Érica Mitidieri, ouvir as crianças é a maior demonstração de que o trabalho realizado está alcançando seus objetivos. “Quando uma criança diz que não quer que a Estação Acolher acabe, que fez amigos, que se sente feliz e bem cuidada, nós temos a certeza de que estamos no caminho certo. A Estação Acolher foi pensada para garantir essa proteção e segurança para os pais, mas também para proporcionar experiências que contribuam para o desenvolvimento e a construção de memórias afetivas das crianças. Cada atividade é planejada com muito cuidado para que elas se sintam valorizadas, respeitadas e felizes”, destacou.
Com uma programação diversificada e uma equipe preparada para acolher cada criança, a iniciativa fortalece a rede de proteção social e assegura tranquilidade às famílias, que podem trabalhar sabendo que seus filhos estão em um ambiente seguro, afetuoso e repleto de oportunidades para aprender, brincar e criar memórias afetivas.




