
Com R$ 15 milhões empregados em ações estratégicas do Governo do Estado na capital e no interior, o Carnaval da Bahia registrou, em 2026, recorde de investimento na área da saúde, com incremento de 189% em relação ao ano anterior.
“A ampliação dos investimentos permitiu estruturar um conjunto integrado de ações, com presença tanto na capital quanto no interior, garantindo prevenção, diagnóstico precoce, assistência e resposta rápida em saúde durante o maior evento popular do estado. É um esforço histórico para assegurar cuidado, acolhimento e segurança para baianos e turistas”, destacou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Durante a folia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realizou 34.672 testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em seis postos de testagem instalados nos municípios de Salvador, Itabuna, Juazeiro, Porto Seguro e Brumado. A mobilização resultou em aumento de 91% no número de exames realizados em relação ao ano passado. Dentro da estratégia de prevenção, também foram distribuídos cerca de 1,2 milhão de preservativos e 1.382 autotestes de HIV, além de insumos de prevenção como PEP e PrEP.
A campanha de doação de sangue da Fundação Hemoba também apresentou resultados expressivos, com a arrecadação de 1.584 bolsas de sangue, o que representa aumento de 375,7% em relação a 2025, quando foram coletadas 333 bolsas. O desempenho é resultado da intensificação das ações de mobilização e do reforço dos serviços durante o período do Carnaval, tanto na capital quanto no interior do estado — estratégia fundamental para fortalecer os estoques e assegurar o atendimento à demanda da rede hospitalar.
O reforço nos plantões também garantiu equipe técnica de prontidão nas unidades de saúde do Estado, assegurando atendimento rápido e eficaz tanto para as 127 ocorrências registradas nos circuitos da folia quanto para as demais demandas emergenciais de baianos e visitantes. Somente no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, foram atendidas 80 ocorrências relacionadas à festa ao longo dos seis dias de Carnaval.
A estratégia do Governo do Estado incluiu ainda o Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas do HGE, que permaneceu de prontidão para qualquer acidente grave. A unidade, que não precisou ser acionada, dispõe de equipes especializadas e estrutura para resposta imediata, com capacidade de atender até 60 pacientes simultaneamente em casos de emergência com múltiplas vítimas.
Na capital, a Sesab também manteve em funcionamento 24 horas o serviço de Assistência à Mulher Exposta à Violência Sexual (AME), localizado no Hospital da Mulher. Durante o Carnaval de 2026, não houve registro de atendimentos no serviço, que conta com equipe multiprofissional formada por assistente social, psicólogo e ginecologista, garantindo acolhimento humanizado, apoio psicológico, assistência clínica e tratamento adequado às mulheres.
Fonte
Ascom/Sesab




