
Após a abertura da edição de 2026 do Verão Sergipe, realizada em Aracaju, a programação do maior projeto de verão do estado segue para o município de Pirambu, no litoral norte sergipano, entre os dias 6 e 8 de fevereiro. Localizada a 32 quilômetros da capital, a cidade se consolida como um dos principais destinos da alta estação, unindo grandes shows noturnos, além de atividades esportivas e uma rica diversidade de atrativos naturais que podem ser aproveitados durante o dia, o que estimula o turismo regional e fortalece a economia local.
Assim como nas edições anteriores, estima-se que, durante o período do evento, Pirambu registre um aumento significativo na ocupação de pousadas e na frequência de bares e restaurantes. Além disso, muitos visitantes e turistas devem aproveitar os encantos da cidade. São inúmeros atrativos naturais, que tornam o litoral norte sergipano destino certo para quem busca diversão, natureza e cultura em um só lugar.
Segundo a secretária de Estado do Turismo, Daniela Mesquita, o Verão Sergipe em Pirambu vai além do entretenimento: é uma política pública de valorização do turismo. “Ao levar o evento para municípios, como Pirambu, a economia local e a geração de renda são fortalecidas. Com isso, também mostramos ao visitante e ao turista que Sergipe tem experiências completas do dia à noite”, afirmou.
Economia impulsionada
A empresária Nádia Salles, proprietária de um restaurante da cidade que atua há cerca de 21 anos em Pirambu, destacou os impactos positivos da realização do Verão Sergipe para o comércio local. Ela explicou que o evento tem fortalecido a economia do município ao atrair mais turistas. “O Verão Sergipe tem um impacto muito positivo para a cidade, porque aumenta a demanda de turistas e, consequentemente, a gente consegue vender mais e ter um faturamento maior durante esse período”, declarou.
Nádia Salles também ressaltou que o crescimento do movimento se reflete diretamente na geração de empregos temporários. “Nesse período, a gente contrata funcionários extras, como diaristas, para conseguir atender toda a demanda e manter um atendimento com excelência”, detalhou. A empresária avaliou de forma positiva a edição anterior do evento e demonstrou otimismo para este ano. “No ano passado, foi muito bom. Tivemos um bom faturamento, e a expectativa é de que, este ano, seja ainda melhor, com mais turistas em Pirambu e mais vendas para os comerciantes locais. O Verão Sergipe é muito importante para o nosso município”, enfatizou.
Além de levar cultura e entretenimento ao litoral sergipano, o Verão Sergipe também gera reflexos positivos na rede hoteleira, ampliando a taxa de ocupação e a geração de empregos temporários. A empresária Neize Santana Reis, proprietária de um hotel que funciona há três anos no município, considerou que o Verão Sergipe tem impacto direto e expressivo na hotelaria local. Segundo ela, durante o período do evento, a taxa de ocupação do estabelecimento chega a aumentar em até 100%, impulsionada pela grande procura de pessoas interessadas em participar da programação. “Muita gente quer vir ao Verão Sergipe”, evidenciou.
O aumento do fluxo de turistas também gera oportunidades de trabalho, já que, conforme ele relata, foi necessário contratar funcionários temporários para atender à demanda. “Com o aumento do fluxo de pessoas no estabelecimento, tivemos que reforçar a equipe”, explicou. Em relação ao faturamento, Neize é categórica ao afirmar que o evento traz retorno positivo. “Nós faturamos muito mais nessa época”, assegurou.
Atrativos naturais
Quem vai à cidade encontra opções de lazer que vão muito além da praia. Por exemplo, a Lagoa Redonda, no povoado de mesmo nome, é um dos pontos turísticos mais famosos de Pirambu. Ganhou esse nome devido ao formato circular. As dunas, que são perfeitas para a prática de sandboard ou skibunda, ‘derramam’ as areias no lago. A Lagoa Redonda faz parte da Reserva Biológica Santa Isabel, área permanente de proteção ambiental.
Outro atrativo é a Cachoeira do Roncador, uma das experiências mais procuradas. A cachoeira fica localizada dentro da Reserva Biológica Santa Isabel, reconhecida pela desova de tartarugas marinhas e pelo importante berçário de aves. No local, é possível aproveitar o banho de cachoeira em meio à vegetação nativa, respeitando as normas ambientais.
Turismo e esporte integrados
O Verão Sergipe 2026 é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), em parceria com a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e as secretarias estaduais do Turismo (Setur), do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e de Esporte e Lazer (Seel).
Além dos shows com artistas nacionais, a etapa de Pirambu também contempla atividades esportivas, promovendo lazer, saúde e ocupação dos espaços públicos. A proposta do evento é integrar cultura, esporte e turismo, fortalecendo o sentimento de pertencimento da população local e oferecendo experiências completas aos visitantes.





