
O IMBRÓGLIO NA COMPOSIÇÃO DA MAJORITÁRIA
"Deixar o Coronel fora da majoritária é cavar o buraco onde vai ser enterrado o legítimo projeto de reeleição do governador Jerônimo Rodrigues. E qual seria a solução para esse impasse? Só tem um jeito: um entendimento entre Jaques Wagner e Rui Costa. Um terá que abrir mão da disputa pelo Senado. Lembrando ao caro e atento leitor que o relacionamento político entre o criador e a criatura não é bom". (Coluna Wense, 27 de novembro de 2025).
O impasse continua e vai deixando ACM Neto, vice-presidente nacional do União Brasil, principal adversário da reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT), cada vez mais confiante em uma vitória no pleito de 2026.
O imbróglio em torno da composição da majoritária da base aliada governista vem aumentando dia a dia. O lulopetismo vive o cada dia com sua agonia.
O caldo do pega-pega vai engrossando. A tal da chapa puro-sangue, 100% petista, idealizada pelo senador Jaques Wagner, é de uma inominável soberba, um chega pra lá nas legendas aliadas.
Como não bastasse a declaração do senador Otto Alencar, dirigente-mor estadual do PSD, de que a chapa puro-sangue é uma "carniça", o porta-voz do MDB, Geddel Vieira Lima, declarou que o partido não abre mão da indicação do vice na composição da majoritária. "É preciso respeitar o MDB", disse o emedebista.
Lá no Google, a palavra "carniça" vem do latim carnitia, que é a carcaça de um animal morto.
Otto Alencar, depois de dizer que o PSD apoiaria à reeleição de Jerônimo Rodrigues em qualquer situação, resolveu se rebelar, mostrando que compadre é compadre, obviamente se referindo ao também senador Angelo Coronel (PSD-reeleição).
Se a base aliada não chegar a um imprescindível entendimento, a derrota de Jerônimo Rodrigues passa a ser considerada como favas contadas. Até as freiras do convento das Carmelitas sabem disso. E o governador também.
Já disse aqui, por mais de duas vezes, que quem vai resolver o imbróglio da majoritária é o presidente Lula. O problema é como o petista-mor irá achar uma saída para agradar a todos, fulano, sicrano e beltrano.
Lembrando ao caro e atento leitor que o "cafuné" do PT nos filhos do senador Angelo Coronel, o deputado estadual Angelo Coronel Filho e o federal Diego Coronel, não obteve sucesso, respectivamente com a promessa de ser o próximo presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALBA) e vice de Jerônimo Rodrigues na majoritária.
Outro "mimo" do PT foi para o próprio Coronel, que seria suplente de Jaques Wagner, dividindo o mandato. Essa proposta é, por baixo, ridícula. É HUMILHAR, com todas as letras maiúsculas, o Coronel. Um deboche.

Como Lula vai resolver o imbróglio? Qual será a promessa, a contrapartida para quem ficar fora da majoritária? Como Lula é um "encantador de serpentes", como diz Ciro Gomes, vai terminar pondo um ponto final no pega-pega.
COLUNA WENSE, SÁBADO, 17.01.2026
Sobre o autor:
(*) Marco Wense é advogado e articulista político itabunense, com coluna diária - COLUNA WENSE -, publicada no Página de Polícia e em diversos sites. Seus textos combinam linguagem acessível com rigor argumentativo, sempre marcados por um tom crítico, combativo e atento às questões sociais.
Atua na defesa dos direitos dos trabalhadores, denuncia privilégios e excessos do poder e cobra, de forma constante, o respeito à Constituição. Sua coluna tem forte repercussão regional e circulação nos meios políticos, alcançando inclusive gabinetes do Legislativo municipal, estadual e federal.
*COMENTE A MATÉRIA E COMPARTILHE, assim você estará apoiando o jornalismo independente.!*
*INSCREVA-SE* no Canal do YouTube do PÁGINA DE POLÍCIA - @tvpaginadepolicia
Clique no *"GOSTEI"* e COMPARTILHE...:
