
Do lado da base aliada governista, a preocupação recai sobre o MDB dos irmãos Vieira Lima. Obviamente que falo de Lúcio, presidente de honra do partido, e Geddel, ex-ministro da Integração Nacional (Governo Lula).

Lúcio e Gedel
Não se sabe, pelo menos por enquanto, qual seria a reação dos irmãos Vieira Lima se o MDB ficar de fora da majoritária, perdendo a prerrogativa de indicar o vice do governador Jerônimo Rodrigues (PT-reeleição).
Lembrando ao caro e atento leitor que já é dado como favas contadas que Geraldo Júnior não será mais o vice de Jerônimo. O emedebista atirou no próprio pé quando decidiu disputar à sucessão de Salvador, ficando na terceira posição, atrás de Kléber Rosa, então candidato do PSOL. A votação de Geraldo foi considerada um desastre, uma catástrofe eleitoral.
Nos bastidores do staff do lulopetismo da Boa Terra, o MDB é tratado como legenda "reserva". Os titulares do jogo são o PSD do senador Otto Alencar e o Avante do empresário Ronaldo Carletto.
Em relação ao oposicionismo, que tem ACM Neto, vice-presidente nacional do União Brasil, como pré-candidato ao governo da Bahia, o entrave é o Capitão Alden, deputado federal pelo PL da Bahia.

João Roma e Capitão Alden
Alden é mais bolsonarista do que João Roma, presidente estadual do PL, já convidado por ACM Neto para disputar o Senado da República. A outra vaga se encontra indefinida. O nome mais citado é Marcelo Nilo (Republicanos), que vem agradando o netismo com suas ácidas críticas ao PT e suas principais lideranças.
Alden, além de ser uma espécie de porta-voz do presidenciável Flávio Bolsonaro, filho mais velho de Jair Messias Bolsonaro, trabalha nos bastidores para que João Roma seja candidato a governador, dando assim um palanque para o número 1.
Alden não confia em ACM Neto. Comunga com a opinião de que o ex-prefeito de Salvador quer o apoio do PL sem se comprometer com à pré-candidatura de Flávio. Quer ser o candidato do bolsonarismo dando um chega pra lá no clã Bolsonaro, com a exceção da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, presidente nacional do PL Mulher.
Alden chega a insinuar que ACM Neto não tem nenhum compromisso com a direita. Diz, em alto e bom som, que a condição para que o PL caminhe ao lado do ex-gestor soteropolitano depende de um "comprometimento de Neto com a direita baiana".
Como não bastasse, o Capitão Alden se mostra pessimista com a eleição de ACM Neto, fazendo coro com o PT de que o ex-alcaide vai ser novamente derrotado. Abaixo, ipsis litteris, a declaração do rebelde bolsonarista.
"Enquanto ACM Neto não definir claramente qual é o papel dele com a direita, não deveria haver apoio. Perder, por perder, já que vamos perder, melhor que seja de uma forma a fortalecer nossa base. Nesse cenário de falta de compromisso, o melhor é lançar uma candidatura própria".
O lulopetismo comemora cada declaração do Capitão Alden. Assim como o netismo em relação ao senador Angelo Coronel (PSD), que deixa nas entrelinhas que pode não apoiar o segundo mandato de Jerômimo Rodrigues se for defenestrado da majoritária.

Senadores Ângelo Coronel e Oto Alencar
Concluo dizendo que o Capitão Alden conta com o apoio dos filhos 1,2,3 e 4 do ex-presidente Bolsonaro. Já Angelo Coronel vai percebendo que Otto Alencar já não é mais o mesmo na defesa da sua permanência na majoritária.
COLUNA WENSE, QUINTA-FEIRA, 25.12.2025.
(*) MARCO WENSE, advogado e articulista político itabunense, conhecido por sua coluna diária publicada em sites como *PÁGINA DE POLÍCIA e O SERVIDOR*. Seu estilo de escrita é marcado por:
• Linguagem acessível, mas com toques sofisticados (ex.: "nefasta", "abastados");
• Tom crítico, indignado e sarcástico, defendendo os direitos dos trabalhadores e atacando políticas elitistas;
• Posicionamento combativo e engajado, com forte apelo emocional e moral;
• Desconfiança em relação ao sistema político, criticando mordomias e defendendo a Constituição.
- Sua personalidade transparece idealista, apaixonada e defensora da justiça social, usando sua coluna como plataforma de denúncia.
Links das colunas:
(*) COLUNA WENSE circulando nos gabinetes dos deputados e senadores.
*COMENTE A MATÉRIA E COMPARTILHE, assim você estará apoiando o jornalismo independente.!*
*INSCREVA-SE* no Canal do YouTube do PÁGINA DE POLÍCIA - @tvpaginadepolicia
Clique no *"GOSTEI"* e COMPARTILHE...:
