
ACM Neto, vice-presidente nacional do União Brasil, pré-candidato ao governo da Bahia, vai precisar de muito jogo de cintura para não criar atrito com o bolsonarismo da Terra de todos os santos e orixás.
O deputado federal Capitão Alden (PL-BA), mais bolsonarista do que João Roma, presidente estadual da legenda, quer um palanque para o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à sucessão de Lula (PT-reeleição).
Salta aos olhos que esse palanque é o de ACM Neto, já que Roma tem uma vaga garantida na disputa pelo Senado. Capitão Alden anda empolgado com recente pesquisa do instituto Genial/Quaest que diz que 49% dos entrevistados acham que o filho número 1 de Jair Messias Bolsonaro vai levar a candidatura até o fim.
A presença de Flávio Bolsonaro no palanque de ACM Neto não é do agrado do netismo, que quer o apoio do bolsonarismo sem muita aproximação com os membros do clã Bolsonaro, mais especificamente os filhos 1,2,3 e 4. Somente a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro é bem-vinda.
O Capitão Alden, vice-líder da bancada de oposição ao governo Lula 3 na Câmara dos Deputados, só espera o momento certo para ser mais incisivo na cobrança de um espaço para Flávio Bolsonaro no palanque de ACM Neto.
O Capitão acha que a contrapartida pelo apoio do PL à pré-candidatura de ACM Neto é a presença do presidenciável Flávio Bolsonaro no palanque de ACM Neto, inclusive o chamado de eletrônico, o do horário eleitoral destinado aos partidos.
O que pode salvar ACM Neto dessa exigência do Capitão Alden é o União Brasil ter candidatura própria, com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, não desistindo da sua pretensão. A fidelidade partidária passaria a ser o principal argumento para dar um chega pra lá na pressão do Capitão.
Não se sabe o que pensa João Roma sobre o posicionamento de Alden, se concorda ou não com o colega de legenda. O comando nacional do PL vai dar razão ao Capitão? A pergunta começa a ser feita nos bastidores, não só do netismo como do lulopetismo.
Termino o comentário de hoje repetindo o primeiro parágrafo: ACM Neto vai precisar de muito jogo de cintura para não criar atrito com o bolsonarismo da Terra de todos os santos e orixás.
PS - ACM Neto foge da palavra "bolsonarista" como o diabo da cruz. Quando questionado sobre a sucessão presidencial diz que será contra o PT e Lula, o suficiente para agradar o bolsonarismo.
COLUNA WENSE, TERÇA-FEIRA, 23.12.2025.
(*) MARCO WENSE, advogado e articulista político itabunense, conhecido por sua coluna diária publicada em sites como *PÁGINA DE POLÍCIA e O SERVIDOR*. Seu estilo de escrita é marcado por:
• Linguagem acessível, mas com toques sofisticados (ex.: "nefasta", "abastados");
• Tom crítico, indignado e sarcástico, defendendo os direitos dos trabalhadores e atacando políticas elitistas;
• Posicionamento combativo e engajado, com forte apelo emocional e moral;
• Desconfiança em relação ao sistema político, criticando mordomias e defendendo a Constituição.
- Sua personalidade transparece idealista, apaixonada e defensora da justiça social, usando sua coluna como plataforma de denúncia.
Links das colunas:
(*) COLUNA WENSE circulando nos gabinetes dos deputados e senadores.
*COMENTE A MATÉRIA E COMPARTILHE, assim você estará apoiando o jornalismo independente.!*
*INSCREVA-SE* no Canal do YouTube do PÁGINA DE POLÍCIA - @tvpaginadepolicia
Clique no *"GOSTEI"* e COMPARTILHE...:
