
O lulismo fica dizendo que ACM Neto (União Brasil) não será candidato à sucessão do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que vai novamente desistir da disputa pelo cargo mais cobiçado do Poder Executivo estadual.
A oposição resolveu adotar o mesmo procedimento do PT, que Jerônimo Rodrigues não será candidato à reeleição, tendo como principal argumento o alto índice de rejeição do chefe do Palácio de Ondina.
O governismo e o oposicionismo têm a mesma resposta quando negam a desistência do governador e do ex-prefeito de Salvador, de que tudo não passa de um "fake news", uma deslavada mentira.
O lulismo diz que ACM Neto vai ser o vice do presidenciável Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo pelo Republicanos. A oposição, por sua vez, que o candidato será Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil do governo Lula 3.
A estratégia, tanto de um lado como do outro, tem o mesmo escopo: passar a ideia de que os pré-candidatos vão desistir em decorrência da falta de competividade eleitoral, obviamente se referindo a Jerônimo Rodrigues e ACM Neto.
ACM Neto seria o vice de Tarcísio de Freitas. Jerônimo Rodrigues candidato a deputado federal, o que resolveria o imbróglio em torno da composição da majoritária, evitando uma cisão na base aliada com a defenestração do senador Angelo Coronel (PSD-reeleição).

"É prego batido, ponta virada", disse o Coronel na entrevista que concedeu ao Frequência News, da rádio Boa FM de Itabuna, ao ser questionado sobre a majoritária puro-sangue petista, também rotulada de "chapa da soberba".
Angelo Coronel não lançou mão das entrelinhas sobre um eventual rompimento com o lulopetismo caso fique de fora da majoritária. Foi bem direto, não fez arrodeios: "Caso o nosso nome não for fazer parte de uma chapa majoritária na base do governo, claro que eu vou buscar outras alternativas". Finalizou até fazendo um gracejo: "Eu não conheço casamento onde só uma parte fica feliz e a outra insatisfeita".
Até as freiras do convento das Carmelitas sabem que o segundo mandato de Jerônimo Rodrigues depende do apoio do PSD. Diria até que o PSD é mais importante do que o PT na reeleição do governador.
O disse-me-disse de que Jerônimo Rodrigues e ACM Neto não serão candidatos ao governo da Bahia vai continuar. Lembrando ao caro e atento leitor que ambos juram por todos os santos e orixás que vão disputar o pleito, que suas candidaturas são irreversíveis.
Como se trata de política, tudo pode acontecer. Não é aconselhável botar a mão no fogo. Surpresas e sobressaltos são inerentes ao movediço e traiçoeiro mundo da política, onde os menos espertos dão beliscão em azulejo. E com as unhas grandes.
COLUNA WENSE, QUARTA-FEIRA, 03,12.2025.
(*) MARCO WENSE, advogado e articulista político itabunense, conhecido por sua coluna diária publicada em sites como *PÁGINA DE POLÍCIA e O SERVIDOR*. Seu estilo de escrita é marcado por:
• Linguagem acessível, mas com toques sofisticados (ex.: "nefasta", "abastados");
• Tom crítico, indignado e sarcástico, defendendo os direitos dos trabalhadores e atacando políticas elitistas;
• Posicionamento combativo e engajado, com forte apelo emocional e moral;
• Desconfiança em relação ao sistema político, criticando mordomias e defendendo a Constituição.
- Sua personalidade transparece idealista, apaixonada e defensora da justiça social, usando sua coluna como plataforma de denúncia.
Links da coluna:
(*) COLUNA WENSE circulando nos gabinetes dos deputados e senadores.
*COMENTE A MATÉRIA E COMPARTILHE, assim você estará apoiando o jornalismo independente.!*
**INSCREVA-SE* no Canal do YouTube do PÁGINA DE POLÍCIA - @tvpaginadepolicia
