
“Mamãe, quem é meu pai? E onde ele está?”. Essas perguntas feitas por João Pedro, de 4 anos, a sua mãe Jéssica Pires dos Santos motivaram uma busca incessante pela realização do exame de DNA gratuito que comprovasse a paternidade do filho. Ela conta que, desde o início deste ano, procurou diversos órgãos públicos mas não obteve uma resposta positiva acerca da realização do exame. “Essa ação é maravilhosa pois acelera o processo de reconhecimento de paternidade. Agora estou tranquila e em paz”, destacou.

O exame de DNA de João Pedro foi realizado pelo Ministério Público do Estado da Bahia durante o mutirão do projeto ‘CajaArte’, que aconteceu nesta sexta-feira, na Arena Pronaica e no Colégio Estadual Dona Mora Guimarães. A partir de agora Jéssica Pires e Rafael Augusto Silva vão aguardar até a primeira semana de janeiro para saber o resultado do exame de DNA que irá confirmar ou não a paternidade de João Pedro.


Participaram da ação as promotoras de Justiça Aurivana Braga, coordenadora do Caocif, Joana Philigret, Rosana Ribeiro Moreira, Luciana Maia e Nadja Brito, e uma equipe de servidores da Instituição. A iniciativa também atraiu pessoas em busca de regularizar a documentação dos filhos e esclarecer dúvidas sobre vínculos familiares. Entre elas, estava Jandira da Silva Santos, que buscou o mutirão para fazer a segunda via da certidão de nascimento de dois, dos seus cinco filhos. “Para mim, mãe solo de cinco crianças, ter acesso a esse mutirão foi maravilhoso pois somente cada segunda via dos meus filhos me custaria 68 reais”.

O evento também contou com ações de saúde no Colégio Estadual Dona Mora Guimarães, onde foram realizados serviços de triagem de visão para catarata e glaucoma voltada a pessoas com mais de 50 anos; exames de vista para confecção de óculos; consultas com otorrinolaringologista, ortopedista, cirurgião, psicólogo e clínico geral; aferição de pressão arterial, verificação de glicemia e cuidados básicos de saúde. Os atendimentos foram realizados por equipes da Base Aérea, Hospital Eládio Lasserre, Posto de Emergência de Cajazeiras 8, CEPARH, Clínica DulceMed e OTOCLIN.
