CULTURA AMÍLCAR CABRAL
AMÍLCAR CABRAL
Quarta feira 3 de setembro às 19h: CORAÇÃO PAN-AFRICANO E REVOLUCIONÁRIO
03/09/2025 09h35
Por: Carlos Nascimento Fonte: Carlos Pronzato

AMÍLCAR CABRAL
CORAÇÃO PAN-AFRICANO E REVOLUCIONÁRIO

(documentário/produção Brasil/1h25m./2025)
Direção: Carlos Pronzato

Quarta feira 3 de setembro às 19h
Saladearte CINEMA DA UFBA
(Vale do Canela. Ao lado da faculdade de Educação e Administração)

Amílcar Cabral nasceu em Bafatá, Guiné Bissau, em 1924 e foi assassinado em 1973 na Guiné Conakry. Engenheiro agrícola, organizador político, teórico marxista e diplomata guineense e cabo-verdiano foi um dos principais líderes anticoloniais na África.

O documentário aborda o percurso do Amílcar Cabral (1924 - 1973), nascido em Bafatá em 1924 e assassinado em 1973 na Guiné Conakry. Engenheiro agrícola, organizador político, teórico marxista e diplomata guineense e cabo-verdiano, foi um dos principais líderes anticoloniais na África. Junto ao seu partido, o PAIGC, foi o principal responsável pela libertação e independência da Guiné Bissau e Cabo Verde, do jugo do império colonial português.

A partir de depoimentos dos principais investigadores e ativistas políticos da diáspora cabo-verdiana e guineense em Lisboa, o documentário segue a sua trajetória. Participam, entre outros: os investigadores Ângela Benoliel Coutinho (Universidade de Lisboa), Julião Soares Sousa (Universidade de Coimbra), Aurora Almada e Santos (Universidade Nova de Lisboa), os historiadores Victor Barros (Universidade Nova de Lisboa), Miguel Cardina (Universidade de Coimbra) Antônio Correia e Silva (ex ministro de Educação Superior Cabo Verde), os ativistas Sumaila Jaló (Universidade de Coimbra), Yussef (Movimento africano de Trabalhadores e Estudantes), Apolo de Carvalho (coordenador da Marxa Cabral em Lisboa), o poeta e ensaísta José Luís Hopffer Almada, o primeiro Secretário PAICV/Portugal Daniel de Pina (in memoriam). Participação especial de Amelia Sanches Araujo, locutora e responsável pela Rádio Libertação.  

O documentário foi exibido durante as comemorações do cinquentenário das independências da África lusófona, em Praia, Cabo Verde, e também no Rio de Janeiro, Vitória e Salvador. No mesmo mês foi exibido na TVT, de São Paulo. Em setembro, mês das comemorações do seu nascimento, acontecerá a Mostra Amílcar Cabral itinerante em diversas cidades de Portugal.

Após a exibição bate papo com o diretor e a participação especialíssima do antropólogo brasileiro congolês Kabengele Munanga.

Ingressos a venda na bilheteria ou através do site:
www.saladearte.art.br
Contatos cinema:  +55 71 99401493

Contatos produção: ‪+ 55 21 9 7995 7981‬
carlospronzato@gmail.com

Catálogo de filmes e livros: lamestizaaudiovisual.com.br