CIDADES Petrolina - PE
Semana da Pessoa com Deficiência é encerrada com atividades nas escolas de Petrolina
A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, encerrou nesta quinta-feira (28) a programação da Semana da Pesso...
29/08/2025 12h25
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Petrolina - PE

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, encerrou nesta quinta-feira (28) a programação da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, realizada em todas as escolas da rede municipal de ensino. Durante o período, os estudantes participaram de diversas atividades de sensibilização, convivência e inclusão, fortalecendo o respeito às diferenças no ambiente escolar.

Na Escola Municipal de Educação em Tempo Integral Ana Leopoldina dos Santos, no bairro Portal da Cidade, o encerramento contou com um momento especial que reuniu famílias e profissionais. Foi realizado um café da manhã com os pais, seguido de uma palestra sobre manejos de comportamentos, proporcionando orientação e troca de experiências entre a comunidade escolar. Para a psicóloga Jailane Silva, que conduziu a palestra, não existe fórmula pronta para lidar com os desafios, mas o caminho é a parceria entre escola e família. “Quando trabalhamos juntos, conseguimos criar estratégias mais eficazes para o desenvolvimento das crianças e para que elas se sintam acolhidas e respeitadas em todos os espaços”, afirmou.

Já na Escola Municipal de Educação em Tempo Integral Inah Torres de Moura, no Residencial Nova Petrolina, o gestor Francisco Coelho destacou a importância da programação. “Foi uma semana bem diferenciada, com apresentações dos estudantes, desenvolvendo o senso de respeito. Encerramos com a produção de uma carta compromisso para que essa inclusão siga durante todo o ano em toda a sociedade. Foi uma semana necessária e com resultado bastante positivo”, ressaltou.

Com o tema “A inclusão precisa tornar-se rotina”, a Semana da Pessoa com Deficiência reafirmou o compromisso da gestão municipal em promover políticas educacionais que valorizem a diversidade, garantindo a participação de todos os estudantes em atividades pedagógicas e sociais.