CIDADES Petrolina - PE
“Depois que aprendi a ler, sempre faço leitura antes de dormir”: estudantes de Petrolina celebram o prazer de aprender com resultados de alfabetização acima da média
Na rede municipal de Petrolina, a alfabetização é vivida com entusiasmo e afeto. Nas salas de aula, é comum ver crianças orgulhosas das conquistas ...
19/08/2025 08h41
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Petrolina - PE

Na rede municipal de Petrolina, a alfabetização é vivida com entusiasmo e afeto. Nas salas de aula, é comum ver crianças orgulhosas das conquistas na leitura e na escrita, transformando cada palavra descoberta em motivo de celebração. Na Escola Municipal de Educação em Tempo Integral São Domingos Sávio, 93% dos alunos do 2º ano estão alfabetizados, confirmando dados divulgados recentemente pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Pernambuco e pelo Ministério da Educação.

Maria Vitória, aluna do 2º ano, lembra do seu primeiro contato com as letras: juntando-as, formou a palavra “pato”. Hoje, ela mantém um espaço especial em casa para seus livros e compartilha leituras com a mãe e a irmã. “O último livro que li foi ‘A festa do rei’. Ri muito com os personagens! Eu adoro ler com a minha professora e em casa também. Agora, sempre leio antes de dormir”, conta. Já Lara de Carvalho, também do 2º ano, diz que a primeira palavra que leu foi “mamãe” e que a leitura também faz parte do seu dia a dia. Entre suas preferências, estão livros sobre o folclore brasileiro. “Esse mês estamos estudando sobre o folclore e me interessei pelas lendas”, afirma com orgulho.

Essas histórias refletem um trabalho que une escola e família, sustentado pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte. Segundo a vice-gestora da Escola São Domingos Sávio, Bianca Gonçalves, a alfabetização é fortalecida pelo modelo de escola em tempo integral e por estratégias diversificadas que unem ludicidade e monitoramento constante. “Não é só ler por ler, é compreender o que se lê. Hoje temos uma turma de segundo ano em que mais de 93% dos alunos já sabem ler, e isso nos impulsiona a buscar resultados ainda melhores”, afirma. Para a professora Gizelia Rodrigues, a satisfação é imensa: “Vê-los lendo é gratificante. E quando a família participa, o progresso é ainda maior”, destaca.

O trabalho de alfabetização em Petrolina tem rendido frutos expressivos: a cidade alcançou 9,97 no Índice de Compromisso com a Alfabetização (ICA) 2024, divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado, e ficou em 1º lugar, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes do estado, no indicador de crianças alfabetizadas na idade certa, atingindo 70,25%, dados acima das médias estadual e nacional. “Todos nós que fazemos a educação de Petrolina estamos muito felizes com o resultado, que nos motiva a crescer e melhorar ainda mais”, conclui a coordenadora Ivana de Souza.