GERAL Caruaru - PE
Encontro com estudantes de Caruaru celebra aniversário de 19 anos da Lei Maria da Penha
Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PEÉ celebrado, neste mês de agosto, o aniversário de 19 anos da Lei Maria da Penha, reconhecida pela ONU c...
08/08/2025 08h51
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Caruaru - PE

Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE

É celebrado, neste mês de agosto, o aniversário de 19 anos da Lei Maria da Penha, reconhecida pela ONU como uma das mais avançadas do mundo. Para comemorar o marco, que é símbolo do enfrentamento à violência contra a mulher, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Mulher (SEMU) e da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc) realizará, na próxima segunda-feira (11), um evento especial voltado para estudantes da rede municipal. A ação acontece na sede da Seduc, localizada no prédio da antiga Fafica, a partir das 8h.

Com o tema “Agosto Lilás e Maria da Penha: Onde eu entro nessa luta?”, o encontro reunirá alunos do 8º ano das escolas ETI Reunidas Duque, ETI Capitão João Velho, EM Mariana Lima e EM Nossa Senhora de Fátima. A programação contará com formação sobre a legislação e apresentação da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, onde os estudantes poderão dialogar com profissionais que atuam diretamente na prevenção e no acolhimento.

O objetivo da atividade, que também contará com apresentações culturais de estudantes, é ampliar a consciência sobre o enfrentamento à violência desde a infância, promovendo um momento de formação, diálogo e fortalecimento da cultura de paz e respeito.

Maria da Penha vai à Escola

O encontro, que faz parte da programação do Agosto Lilás, se soma às ações contínuas do programa Maria da Penha vai à Escola, que alcançou, apenas em 2025, mais de 1.500 alunos e professores da zona urbana e da zona rural.

Realizadas semanalmente, as atividades visam estimular a reflexão sobre desigualdades de gênero e combate à violência contra a mulher, capacitando professores para identificar, notificar e encaminhar casos de violência e divulgando informações sobre a rede de proteção à mulher.