Quem terá mais votos em Itabuna na eleição de 2026? A pergunta é específica para os candidatos com domicílio eleitoral no município, seja para a Assembleia Legislativa do Estado ou Câmara Federal.
Tem duas disputas: uma pela primeira posição, a outra pelo terceiro lugar. O confronto pelo pódio será travado entre a primeira-dama Andrea Castro e ex-alcaide capitão Azevedo, ambos sem abrigo partidário. Andrea tende a se filiar ao PSD, legenda do prefeito Augusto Castro. O capitão procura uma sigla que não precise de uma enxurrada de votos para se eleger. Andrea e Azevedo são pré-candidatos ao Parlamento estadual.
Salta aos olhos que a campanha de Andrea vai contar com uma invejável estrutura. O chefe do Executivo não medirá esforços para eleger sua esposa. Lideranças políticas de outras cidades vão apoiar a primeira-dama.
O maior "cabo eleitoral" do capitão Azevedo é o próprio Azevedo com seu populismo, assentado em um invejável e inquestionável carisma. Tem também o fato de já ter sido gestor de Itabuna. Vai ser sufragado por uma considerável fatia do eleitorado que vai votar nele para fazer "justiça". Azevedo ficou de fora da disputa pela Prefeitura de Itabuna.
O pega-pega pelo terceiro lugar será entre o deputado estadual Fabrício Pancadinha (SDD) e o médico Isaac Nery, cuja saída do PDT é só uma questão de tempo. Isaac está na dúvida entre a Alba e a Câmara dos Deputados.
O dilacerante dilema, daqueles que causa insônia, fica com Pancadinha, hoje aliado ao PT, passando a ser do mesmo grupo político do prefeito Augusto Castro. Pancadinha não fará mais críticas ao governo AC. Seu antiaugustianismo escafedeu-se.
Como irá se comportar o eleitorado que votou em Pancadinha, então candidato a prefeito na sucessão de Augusto Castro, por ser ele de oposição aos governos estadual e municipal? A pergunta é oportuna e pertinente.
As pesquisas de intenções de voto apontam Azevedo na frente. Além do quarteto citado na coluna de hoje - Azevedo, Andrea, Pancadinha e Isaac -, tem outros pré-candidatos. Esses disputando a quinta colocação.
COLUNA WENSE, SEXTA-FEIRA, 1 DE AGOSTO DE 2025
(*) MARCO WENSE, advogado e articulista político itabunense, conhecido por sua coluna diária publicada em sites como *PÁGINA DE POLÍCIA e O SERVIDOR*. Seu estilo de escrita é marcado por:
• Linguagem acessível, mas com toques sofisticados (ex.: "nefasta", "abastados");
• Tom crítico, indignado e sarcástico, defendendo os direitos dos trabalhadores e atacando políticas elitistas;
• Posicionamento combativo e engajado, com forte apelo emocional e moral;
• Desconfiança em relação ao sistema político, criticando mordomias e defendendo a Constituição.
- Sua personalidade transparece idealista, apaixonada e defensora da justiça social, usando sua coluna como plataforma de denúncia.
Links das colunas:
*COMENTE A MATÉRIA E COMPARTILHE, assim você estará apoiando o jornalismo independente.!*
*INSCREVA-SE* no Canal do YouTube do PÁGINA DE POLÍCIA - @tvpaginadepolicia - clique no *"GOSTEI"* e COMPARTILHE...: