CIDADES Petrolina - PE
Formação para assistentes educacionais de Petrolina sobre primeira infância reúne aproximadamente 1.200 inscritos
Evento aborda práticas lúdicas, cuidado integral e qualificação do trabalho com crianças e bebês da rede municipalA Prefeitura de Petrolina, atravé...
09/07/2025 14h24
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Petrolina - PE

Evento aborda práticas lúdicas, cuidado integral e qualificação do trabalho com crianças e bebês da rede municipal

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, iniciou, nessa segunda-feira (7), uma intensa formação continuada voltada para os assistentes educacionais da rede municipal. A iniciativa, com o tema “Saberes em ação: A potência do brincar na primeira infância”, está sendo realizada na FTC e segue até o dia 14 de julho. A programação é dividida em dois turnos: das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Com 1.235 profissionais inscritos, entre assistentes educacionais, articuladores de apoio e cuidadores, a formação propõe uma imersão pedagógica com oficinas temáticas e aprofundamento teórico sobre a infância. “O objetivo é qualificar o olhar e o fazer pedagógico, resultando em um ambiente educativo mais rico, seguro e potente para o desenvolvimento integral das crianças atendidas na rede. As assistentes são uma potência para aumentar o repertório dessas práticas pedagógicas, já que estão junto com os professores em sala de aula. É importante que tenham arcabouço teórico e sejam sensibilizadas para contribuir ainda mais com esse trabalho”, destacou o formador Nando Lemos.

A programação inclui oficinas práticas como musicalização, brincadeiras tradicionais, sensorial, literatura infantil, riscantes e primeiros socorros. Para a assistente educacional Ingrid Iara, que atua na área há mais de 2 anos, a formação tem sido enriquecedora: “Estou achando tudo maravilhoso e acredito que saio daqui com muito mais conhecimento para aplicar em sala. Estamos nos enturmando, trocando experiências e acredito que só vai acrescentar ao nosso trabalho”, afirmou.