A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), encerrou o primeiro semestre de 2025 com um balanço positivo marcado por importantes conquistas para a rede municipal de ensino. Entre os destaques, estão a inauguração de cinco novas unidades escolares, sendo duas escolas em tempo integral, uma Nossa Infância+ e duas creches Nossa Infância, ampliando o acesso à educação e garantindo mais conforto e estrutura para crianças e estudantes da cidade.
Outro marco importante foi a entrega do fardamento escolar completo para os mais de 58 mil estudantes da rede municipal. Além dos dois conjuntos de uniforme, a novidade deste ano foi a inclusão de tênis e papetes, proporcionando mais conforto, dignidade e igualdade no ambiente escolar. Pensado principalmente para as crianças que estão na primeira infância, foi lançado o programa Nossa Infância, que prevê a criação de mais de 10 mil novas vagas, sendo 2 mil delas ainda em 2025, alcançando 4 mil até 2028.
O semestre também contou com a inauguração da Casa Azul, espaço de atendimento multiprofissional voltado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), reafirmando o compromisso do município com a inclusão. Na área da gestão, o setor passou a contar com a Ouvidoria da Educação, garantia do piso nacional dos professores, implementação do Conselho Municipal de Educação e a formação da comissão organizadora do concurso público da área, previsto para o segundo semestre.
Diversos projetos pedagógicos movimentaram as unidades escolares sempre norteados pelo tema ‘Eu, você e o mundo: pro que der e vier’, como a Festa da Família, os festejos juninos, com o 2ª concurso de quadrilhas infantil, realização dos 52º jogos escolares, e ações voltadas à valorização da leitura, cultura e protagonismo estudantil. Além disso, 15 obras seguem em andamento no município, entre reformas e construções de novas unidades escolares.
Com o início do recesso escolar na última segunda-feira (30), a rede se prepara para o retorno das aulas no dia 16 de julho, com os professores retornando um dia antes para o planejamento pedagógico. São muitas novidades previstas para o segundo semestre, reforçando o compromisso da gestão municipal com uma educação pública de qualidade, equitativa e transformadora.