ESPORTES QUALIDADE DE VIDA.
A NECESSIDADE DO RESGATE DA PRÁTICA DA GINÁSTICA CALISTÊNICA, AO AR LIVRE NA CIDADE DO SALVADOR.
Diversos são os benefícios, trazidos pela Ginástica Calistênica à população, uma vez que, é cientificamente comprovada, que a prática regular e sistemática de atividades físicas, previne variados tipos de doenças crônicas, além disso, proporciona melhor qualidade de vida.
26/06/2025 11h17 Atualizada há 7 meses
Por: Carlos Nascimento Fonte: * Por: Prof°Ruy Carvalho Filho

É sabido, que as diversas práticas de atividades físicas e de movimentos sistemáticos do corpo é cientificamente comprovado, que é de suma importância para a manutenção e aprimoramento da Saúde, o Bem Estar Físico, Mental e Social.

A Constituição Federal brasileira, estabelece que a prática de esportes e atividades físicas é um direito social, devendo o Estado promover e fomentar práticas desportivas formais e não formais para todos. O artigo 217 da Constituição Federal/1988 explicita esse dever, garantindo o acesso ao esporte como direito de cada Ser Humano. No entanto, esse Direito do Povo brasileiro na maioria das vezes, não vem sendo respeitado pelo Estado.

Nesse sentido, a prática da Calistenia em Salvador nos anos 70 e 80 do século passado, era muito difundida e praticada pelos adeptos das Atividades Físicas ao Ar Livre em locais públicos das Cidades, a exemplo nas Praias (Orlas Marítimas do Salvador: tanto na Cidade Alta, quanto na Cidade Baixa), nessa época, quase em todas as Praças, Parques e Logradouros Públicos da Cidade existiam Equipamentos Comunitários do tipo: Estações de Aparelhos, compostos por Barras Fixas, Barras Paralelas, Espaldares, Passeio do Tarzan, Pranchas de Abdominais.

No contexto do pioneirismo na Práxis da Educação Física na Bahia, especialmente da Ginástica Calistênica, não podíamos deixar de destacar, o grande Professor de Educação Física, Newton MIRANDA da Faculdade de Educação Física da UCSAL: um dos ícones e grande incentivador da Ginástica Calistênica na Bahia.

HOJE infelizmente, é DIFÍCIL ENCONTRARMOS, uma Estação realmente apropriada para a prática da Calistenia, assim como essa foi instalada no canteiro central da Avenida Centenário (Chame-Chame), já passou da hora desse Projeto ser expandido e disseminado, devendo assim, o Governo Municipal trazer a responsabilidade pra si, acerca da aquisição, execução, instalação e manutenção dessas Estações (Equipamentos Comunitários) para a Prática da Calistenia: sendo implantados por toda Orla Marítima (Cidade Alta e Baixa), Praças, Parques e diversos Logradouros públicos da Cidade do Salvador.

Na oportunidade, e na condição de Professor de Educação Física da Carreira do Magistério Público do Estado da Bahia, jamais poderia deixar de incluir a instalação dessas Estações para a Práxis da Ginástica Calistênica nas Escolas das Redes Publicas de Educação.

Aconteceu, que a partir do final das décadas de 80 e 90, e após os anos 2000, a “febre” das Academias privadas, climatizadas, sonorizadas, equipadas com máquinas tecnológicas de última geração, além do oferecimento de diversos Tipos e Modalidades de Treinamentos Físicos, sendo alguns desses, oferecidos Treinamentos Individualizados, ou seja, acompanhado por Professores de Educação Física (“Personal Training”) em horários diversificados.

Diante de todo esse arcabouço de serviços, logo descrito no parágrafo acima, os quais são oferecidos nos pacotes das Academias, atraíram as pessoas de maiores poderes aquisitivos, que deram ênfase a essa maneira de se exercitarem em ambientes confinados (Academias), até mesmo, visando a própria comodidade, segurança pessoal e a socialização. Dessa forma, criou-se uma nova cultura para pratica de exercícios físicos, onde muitas pessoas, preferindo o conforto, e as diversas opções de serviços. Tudo isso acabou contribuindo para o esquecimento das Práticas dos Exercícios da Ginástica Calistênica ao Ar Livre.

Nesse período, até o presente, os Secretários de Fomento e Promoção aos Esportes, Lazer e Entretenimentos (Estaduais e Municipais), Governadores e Prefeitos NÃO SE ATENTARAM para esse BEM PÚBLICO de promoção à Saúde, e assim IGNORARAM, “fechando os olhos” para a importância desse tipo políticas públicas para a população, consequentemente, NÃO PRESERVARAM, tampouco INCENTIVARAM e FOMENTARAM essa Cultura da Prática da Ginástica Calistênica ao Ar Livre, que trás tantos benefícios para a Saúde da População.

Diversos são os benefícios, trazidos pela Ginástica Calistênica à população, uma vez que, é cientificamente comprovada, que a prática regular e sistemática de atividades físicas, previne variados tipos de doenças crônicas, além disso, proporciona melhor qualidade de vida.

A prática habitual da Calistenia,  utilizando o peso do próprio corpo como cargas, inevitavelmente, promoverá o crescimento muscular de forma natural e saudável, consequentemente, haverá o crescimento da força, estimulando a produção de massa óssea, o que é essencial para prevenir a osteoporose e outras doenças relacionadas à perda de densidade óssea, também, beneficiando a saúde do sistema respiratório e cardiovascular; portanto, aumenta a capacidade do corpo de realizar tarefas diárias com mais facilidade e melhora o desempenho em outras atividades físicas, isso é devido o fortalecimento dos feixes musculares, que também irá proteger as articulações, trazendo estabilidade para as alavancas corporais.

Cabendo ainda ALERTAR, que a Ginástica Calistênica ao Ar Livre em Locais Públicos, não se resume apenas aos grandes benefícios à Saúde Física e Mental, pois vai muito além, uma vez que, acabam reunindo Pessoas das mais variadas camadas sociais, tomando-se um local Democrático de Socialização e entretenimentos, além disso, detém o poder da elevação da autoestima, a partir da sua prática diária e sistemática, haverão mudanças corporais significativas, construindo uma simetria corporal harmoniosa, e a boa aparência, influencia na elevação da autoconfiança e a segurança, refletindo em um comportamento mais positivo e assertivo.

Diante de tantos BENEFÍCIOS trazidos nas PRÁTICAS de EXERCÍCIOS FÍSICOS ao AR LIVRE, é que vimos (Comunidades da Calistenia), tentando CHAMAR a ATENÇÃO das AUTORIDADES PÚBLICAS e POLÍTICAS no sentido de RESGATAR essa CULTURA SALUTAR com a instalação de Estações apropriadas para Prática da Calistenia.

* Por: Prof°Ruy Carvalho Filho

** Professor de Educação Física da Rede Estadual de Educação da Bahia.

*COMENTE A MATÉRIA E COMPARTILHE!*

Se *INSCREVAM* no Canal do YouTube, clique no *"GOSTEI"* e COMPARTILHE...:

@tvpaginadepolicia