Na terça-feira (10/06), durante a abertura do Encontro Nacional de Usuários Rede MAIS Meio Ambiente Integrado e Seguro 2025, evento do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília (DF), a Polícia Militar da Bahia recebeu uma menção honrosa por uso inovador de uma ferramenta que auxilia a localização e, consequentemente, a erradicação de plantios de maconha, fortalecendo a gestão pública com o uso de tecnologia e inovação.
A corporação militar baiana foi a única a receber a menção honrosa na categoria Segurança Pública e foi representada pelo major Érico Carvalho, que recebeu das mãos do secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, a placa que descreve o impacto positivo para a sociedade na Premiação Brasil MAIS 2025.
O oficial baiano atualmente comanda a Companhia independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, unidade que já é referência nacional na erradicação de plantios de maconha e que utiliza a ferramenta de imagens de satélite com atualização diária para o combate ao tráfico de drogas.
O major Érico participou do evento juntamente com o soldado Gilson Bagagi, lotado na Cipe Caatinga, que, com conhecimento do bioma e experiência na erradicação, vislumbrou a utilização da ferramenta no combate a essa modalidade criminosa. “A ferramenta sozinha não encontra a roça de maconha, e sim aumenta a eficiência e assertividade das nossas ações”, destacou Bagagi.
Já o oficial da PMBA, destacou os impactos do plantio de maconha. “Ela tem impacto social quando impede o sertanejo de andar na caatinga, criando animais e até sendo impedido de usar a água disponível em algumas regiões, sem falar que a venda da droga proporciona aos criminosos a aquisição de armas e o cometimento de outros crimes. A ferramenta usada pela PMBA, além de aumentar o nível de êxito nas ações, reduz os custos das operações e promove uma maior integração das forças de segurança do Nordeste“, ressaltou o major.
A PMBA foi uma das 59 instituições que submeteu o projeto e passou por avaliação de um comitê técnico sobre o impacto positivo para a sociedade com o uso da plataforma do Programa Brasil MAIS, do MJSP, que permite o acesso e o compartilhamento das imagens de satélites diárias adquiridas pela constelação PlanetScope, composta por mais de 180 satélites.
De acordo com os dados do oficial da PMBA, nos últimos cinco anos a Cipe Caatinga da PMBA conseguiu erradicar quase 5 milhões de pés de maconha, através do uso da ferramenta, evitando mais que mais de 1 milhão de toneladas de droga fosse comercializada, o que representa mais de R$ 1,6 bilhão. A unidade ainda apreendeu 264 armas de fogo e atua em parceria nas divisas com os estados do Piauí (PI), Pernambuco (PE) e Paraíba (PB).
“O trabalho realizado pela Polícia Militar da Bahia é a mais pura demonstração da importância de aliarmos a capacidade humana e a tecnologia para atingirmos bons resultados em segurança pública. É um trabalho que está sendo replicado na Rede Mais, que é uma rede que integra boas práticas com tecnologia a partir do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Está de parabéns a Polícia Militar da Bahia!” destacou o Secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo.
Um iniciativa do MJSP, por intermédio da Polícia Federal e da Secretaria Nacional de Segurança Pública, o Encontro Nacional de Usuários da RedeMAIS 2025 é uma oportunidade para os governos (nas esferas municipal, estadual e federal), especialistas e líderes setoriais apresentarem o uso de ferramentas de gestão espacial e geoprocessamento para conservação e manutenção dos recursos naturais e combate a delitos de diversas naturezas.
O evento, que acontece no Auditório do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, em Brasília, seguirá até amanhã (11/06), quando o major Érico fará uma apresentação sobre o uso da ferramenta e os resultados alcançados, desde 2020, na erradicação dos plantios de maconha na Bahia.
Registro(s): CIPE Caatinga
PMBA – DCS: dcs.imprensa@pm.ba.gov.br
Fones: 71 3116-8957/8958
PMBA, uma Força a serviço do cidadão!
*COMENTE A MATÉRIA E COMPARTILHE!*
Se *INSCREVAM* no Canal do YouTube, clique no *"GOSTEI"* e COMPARTILHE...: