Disse aqui, na Coluna Wense de 19 de maio, que a candidatura do governador Jerônimo Rodrigues (PT) não tem o "carimbo de 100%", que ia depender de uma melhora nas pesquisas de intenções de voto.
O sempre bem informado Lauro Jardim, do jornal O Globo, comunga com essa opinião: "Rui Costa não descarta a possibilidade de disputar o governo da Bahia no ano que vem".
O staff político do chefe do Palácio de Ondina espera uma declaração do ministro Rui Costa negando a notícia e reafirmando que o candidato do PT é Jerônimo Rodrigues, que tem a naturalidade de buscar o segundo mandato.
O silêncio de Rui Costa pode ser interpretado como que a hipótese de sua candidatura existe, o que termina deixando o governador em uma situação complicada. Quem cala consente, diz a sabedoria popular.
Além das pesquisas, dando a ACM Neto (União Brasil) um forte favoritismo, um outro argumento seria usado para convencer Jerônimo a permanecer no cargo : o de que o MDB, dos irmãos Vieira Lima, Lúcio e Geddel, com o afastamento do governador, iria assumir o comando do governo com o vice Geraldo Júnior.
Lembrando que o MDB pode se juntar com o Republicanos para formalizar uma federação, que seria protagonizada pelo Republicanos, que apoia ACM Neto na sucessão estadual de 2026.
Outro ponto é que o senador Jaques Wagner, cujo relacionamento político com Rui Costa já vem de muito tempo arranhado, não vê com bons olhos a candidatura do chefe da Casa Civil.
Correligionários próximos do senador são da opinião de que a candidatura de Rui Costa facilita a recondução de Wagner ao Senado da República.
A expectativa agora fica por conta de um pronunciamento de Jerônimo Rodrigues e do ministro Rui Costa.
COLUNA WENSE, SEGUNDA-FEIRA, 19.05.2025.
(*) Marco Wense é um advogado e articulista político itabunense, conhecido por sua coluna diária publicada em sites como PÁGINA DE POLÍCIA e O SERVIDOR*. Seu estilo de escrita é marcado por:
• Linguagem acessível, mas com toques sofisticados (ex.: "nefasta", "abastados").
• Tom crítico, indignado e sarcástico, defendendo os direitos dos trabalhadores e atacando políticas elitistas.
• Posicionamento combativo e engajado, com forte apelo emocional e moral
• Desconfiança em relação ao sistema político, criticando mordomias e defendendo a Constituição.
Sua personalidade transparece idealista, apaixonada e defensora da justiça social, usando sua coluna como plataforma de denúncia.
Links das colunas:
*COMENTE NA MATÉRIA E COMPARTILHE!*
Se *INSCREVAM* no Canal do YouTube, clique no *"GOSTEI"* e compartilhe...: @tvpaginadepolicia