ARTICULISTAS TRAMA GOLPISTA
STF E A TENTATIVA DE GOLPE
Começou hoje no Supremo Tribunal Federal (STF) os depoimentos mais esperados sobre o processo da tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, que tem o ex-presidente Bolsonaro como réu.
19/05/2025 15h07
Por: Carlos Nascimento Fonte: COLUNA WENSE, SEGUNDA-FEIRA, 19 DE MAIO DE 2025.

Começou hoje no Supremo Tribunal Federal (STF) os depoimentos mais esperados sobre o processo da tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, que tem o ex-presidente Bolsonaro como réu.

O primeiro a depor foi o ex-comandante do Exército general Marco Antônio Freire Gomes. Na próxima quarta-feira, é a vez de Carlos Almeida Baptista, ex-comandante da Aeronáutica.

O depoimento dos dois comandantes pode piorar ainda mais a situação de Bolsonaro, cuja inelegibilidade já foi decretada pela instância máxima da Justiça Eleitoral, o TSE.

Lembrando ao caro e atento leitor que Freire Gomes e Carlos Baptista disseram a Polícia Federal que o ex-chefe do Palácio do Planalto se reuniu com os comandantes das Três Forças Armadas para apresentar a proposta da minuta do golpe.

Esses dois depoimentos podem reforçar o argumento de que Bolsonaro teve uma participação direta na trama golpista, ferindo de morte o imprescindível Estado Democrático de Direito e a nossa Lei Maior.

As consequências políticas desses dois depoimentos são muitas. Citando apenas uma, sendo dúvida a principal, é o fortalecimento do chamado "Grupo dos 4", formado pelos governadores e presidenciáveis Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ronaldo Caiado (União Brasil), Ratinho Júnior (PSD) e Romeu Zema (Novo), respectivamente gestores de São Paulo, Goiás, Paraná e Minas. ]

Outro lembrete é que o quarteto de postulantes à Presidência da República tem como posição unânime a de não aceitar o projeto familiar de Bolsonaro, seja com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ou o filho Eduardo Bolsonaro, deputado federal licenciado que mora nos EUA.

Agora é esperar os depoimentos dos comandantes para uma análise mais consistente.

COLUNA WENSE, SEGUNDA-FEIRA, 19.05.2025.

(*) Marco Wense é um advogado e articulista político itabunense, conhecido por sua coluna diária publicada em sites como PÁGINA DE POLÍCIA e O SERVIDOR*. Seu estilo de escrita é marcado por:

• Linguagem acessível, mas com toques sofisticados (ex.: "nefasta", "abastados").

• Tom crítico, indignado e sarcástico, defendendo os direitos dos trabalhadores e atacando políticas elitistas.

• Posicionamento combativo e engajado, com forte apelo emocional e moral

• Desconfiança em relação ao sistema político, criticando mordomias e defendendo a Constituição.

Sua personalidade transparece idealista, apaixonada e defensora da justiça social, usando sua coluna como plataforma de denúncia.

Links das colunas:

# PÁGINA DE POLÍCIA

#  O SERVIDOR

*COMENTE NA MATÉRIA E COMPARTILHE!*

Se *INSCREVAM* no Canal do YouTube, clique no *"GOSTEI"* e compartilhe...: @tvpaginadepolicia