É cada vez mais forte a pressão sobre o presidente Lula para afastar Carlos Lupi do ministério da Previdência Social, o que não significa uma culpabilidade do presidente licenciado do PDT no escândalo das aposentadorias.
Carlos Lupi retornaria a titularidade do cargo com o término das investigações que tem na linha de frente a honrosa instituição da Polícia Federal.
Parlamentares do PT, das duas Casas do Congresso Nacional, Câmara dos Deputados e Senado, são da opinião de que a permanência de Lupi vai causar um desgaste não só no governo como no chefe do Palácio do Planalto. Temem que as próximas pesquisas apontem uma nova queda nas intenções de voto no petista-mor, que vai disputar o quarto mandato no pleito de 2026.
O líder do PDT no Parlamento federal, deputado Mário Hering (MG), contrariado com a ala do PT que quer Lupi fora da Esplanada dos Ministérios, mesmo que não tenha nenhuma culpa no escândalo do INSS, já declarou que "demitir Lupi é o mesmo que está demitindo o PDT". Sem dúvida, uma ameaça de rompimento.
Lembrando ao caro e atento leitor que Ciro Gomes, que foi contra a ida do PDT para a base aliada do lulopetismo, acompanha o imbróglio de camarote. "Eu avisei", é o que deve dizer Ciro quando conversa com seus próprios botões.
Como iria se comportar o PDT, antes desse escândalo nas aposentadorias, se Ciro Gomes tomasse a decisão de sair candidato na sucessão de Lula ? O PDT iria defenestrar à pré-candidatura de Ciro ?
Nos bastidores do PDT, o que se comenta é que os parlamentares petistas que defendem o afastamento de Lupi não fizeram a mesma coisa com Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil, no caso dos respiradores.
Que coisa, hein! R$ 6,3 bilhões desviados dos aposentados entre o primeiro ano do então governo Bolsonaro e o segundo ano da gestão Lula 3. A roubalheira atingiu moradores da zona rural, deficientes físicos e muitos doentes, cuja aposentadoria, na sua maior parte, era destinada para a compra de remédios.
Nesse gigantesco escândalo, que faz até esquecer o mensalão e petrolão, o que chamou mais atenção é que mais de 1 milhão de pedidos de aposentadoria são feitos por mês. Se não houver uma rigorosa fiscalização, o caos vai tomar conta do Brasil.
A impunidade tem que ser enterrada "ad infinitum". Não pode triunfar. E aí não tem como não lembrar de Rui Barbosa : "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto".
Hoje, primeiro dia do mês de maio, é o Dia do Trabalhador.
Que a Justiça brasileira trabalhe, incansavelmente, para colocar os larápios do dinheiro público na cadeia.
(*) Marco Wense - Itabunense, Advogado e Articulista de Política. Assina a Coluna Wense, publicada diariamente em vários sites e blog da Bahia, a exemplo do PÁGINA DE POLÍCIA e O SERVIDOR.
(**) Coluna Marco Wense/PÁGINA DE POLÍCIA, clique na IMAGEM e acompanhe suas últimas publicações: