Por meio de um trabalho pioneiro, o Governo de Sergipe, por intermédio das secretarias de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), foi lançada a terceira fase do programa ‘Trabalho digno transforma’. Por meio do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), foram realizados cadastramentos do público LGBTQIAPN+ para vagas de capacitação e inserção no mercado de trabalho. A ação aconteceu na manhã desta terça-feira, 17, na sede da Seasic.
Historicamente marginalizado, esse grupo ainda encontra desafios para conseguir vagas formais de emprego. No Brasil, apenas 25% dessa população conseguem empregos formais, sendo a situação ainda mais grave para as pessoas trans. De acordo com o coordenador LGBTQIAPN+ da Seasic, Jonathan Lucas, o objetivo do programa é enfrentar estas vulnerabilidades e os baixos números da empregabilidade para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e outros grupos.
“Esta ação é o primeiro passo do encaminhamento, mas nós tivemos anteriormente a busca dos currículos e também a capacitação dos profissionais para receber nossa população. Então o NAT hoje traz uma ação especial, um dia D, mas esse fluxo de encaminhamento será contínuo. Esta é a primeira de uma ação, e daqui para a frente a gente vai continuar nesse processo, mantendo esse contato, em busca das vagas afirmativas no NAT”, explicou o coordenador.
O secretário de Estado do Trabalho, Jorge Teles, destacou as políticas governamentais de geração de emprego e renda, um dos principais objetivos da atual gestão. “E não é um objetivo apenas da Seteem. Todo o governo trabalha em parceria para gerar oportunidades para os sergipanos. Nós estamos vivendo um momento muito importante da nossa história na geração de emprego e renda, e não adianta nós termos diminuída a taxa de desemprego se o emprego que está sendo gerado não for para todos e para todas. Esse é um esforço conjunto de todo o governo”, pontuou o secretário.
Atividades ofertadas
Além dos cadastramentos, durante a manhã, a Seteem também realizou palestra sobre comportamento numa entrevista e elaboração de currículos. Cadastro para Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital, além de apresentação dos pré-requisitos para participar do programa Primeiro Emprego e Qualifica Sergipe.
Na ocasião, Rihanna Felix pôde fazer, pela primeira vez, o seu cadastro para concorrer a uma vaga intermediada pelo Núcleo de Apoio ao Trabalho. Ela aprovou a experiência e a oportunidade, que pode ser a chance de entrada no mercado formal de trabalho. “Esse cadastro é muito importante, porque mesmo que não tenha vaga, tem o acompanhamento, e a qualquer momento eles podem entrar em contato com a gente”, relatou a candidata.
A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, ressaltou a força do trabalho em parceria das duas pastas. “É uma parceria muito importante. Quero agradecer a todo o time da Secretaria do Trabalho, porque a gente precisa trazer, de fato, essa oportunidade, trazer essas capacitações para que a gente gere a oportunidade do emprego para o público LGBT. Trazemos essa inclusão e, junto a ela, independência financeira, autoconfiança e a dignidade que todos nós merecemos”, disse a secretária.