ARTICULISTAS SARNA PARA SE COÇAR
O PT E AS ELEIÇÕES DE 2024 E 2026
O PSD caminha a passos largos para ficar ao lado de Tarcísio de Freitas na sucessão presidencial de 2026, deixando o PT e Lula a ver navios.
25/04/2024 11h20
Por: Carlos Nascimento

A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffamann, pensando no pleito presidencial de 2026, anda dizendo que o partido pode apoiar candidatos de outras siglas nas eleições municipais de 2024.

Vejamos, ipsis litteris, o que disse a comandante-mor nacional do Partido dos Trabalhadores: "O PT pode abrir mão de candidaturas próprias para preparar o terreno para o pleito de 2026. A prioridade será formar um campo amplo e investir em nomes do campo democrático e progressista, mesmo que de fora do partido", obviamente se referindo ao PT.

Para a oposição, protagonizada pelo PL, abrigo partidário do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, o lulopetismo arrumou um jeito de escapar de eventuais e expressivas derrotas, principalmente nos grandes colégios eleitorais, como vem apontando as pesquisas de intenções de voto.

A posição da Executiva nacional do PT não tem a concordância de algumas importantes lideranças da sigla, que são da opinião de que o partido está "procurando sarna para se coçar", como diz a expressão popular.

A sarna mais perigosa é o PSD, comandado por Gilberto Kassab, que faz política na base da "farinha pouca, meu pirão primeiro". Kassab é adepto do ensinamento maquiavélico de que "os fins justificam os meios". É um político extremamente pragmático.

Quem garante que o PSD vai apoiar o quarto mandato de Lula? Se o petista-mor mostrar que sua reeleição é complicada, o PSD sai de mansinho, sem sequer agradecer pelas benesses que usufruiu na ocupação de cargos do primeiro escalão. Salvo engano, o PSD tem a titularidade de três ministérios.

Vale lembrar que Kassab, o dono do PSD, é o atual secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, cujo governador é o presidenciável bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos), que dar como favas contadas a inelegibilidade de Bolsonaro.

Até as freiras do convento das Carmelitas sabem que Kassab, na hora da onça beber água, vai empurrar o PSD para apoiar a candidatura de Tarcísio ao cobiçado comando do Palácio do Planalto, dando assim um chega pra lá no PT.

Gleisi Hoffamann está procurando "sarna para se coçar". E uma sarna daquelas que até o mais competente dermatologista tem dificuldade de apontar um remédio que possa curar a coceira.

O PSD caminha a passos largos para ficar ao lado de Tarcísio de Freitas na sucessão presidencial de 2026, deixando o PT e Lula a ver navios.

COLUNA WENSE, QUINTA-FEIRA, 25.04.2024

Marco Wense - Itabunense, Advogado e Articulista de Política.