Admito e admiro reconhecer bons gestores governantes, independentes de partido ou bandeira ideológica, que sabem tratar da causa e bem público, como Administrador Público, além de político, a exemplo do governador de Goiás Ronaldo Caiado. Porém não posso concordar com ele, quando diz que no governo dele: "Bandido muda de profissão ou muda de Goiás". Mas, sugiro muita calma nessa hora governador, e muito cuidado com o que diz, mesmo que sua intenção seja positiva, e acredito que seja.
Ora, quem reconhece constitucionalmente as profissões no Brasil é o Congresso Nacional e pelo Ministério do Trabalho, assim como às Ocupações, que regulamenta.
Desta forma, Ronaldo Caiado, ex-parlamentar, hoje governador, está cometendo um equívoco ao denominar a atividade criminal como profissão. Sei que não foi a intenção do governador, até porque, como Administrador Público por formação acadêmica, ex-sindicalista, reconheço sua atuação como governador e repito que o admiro muito como um excelente gestor público, mas sugiro em rever esse termo utilizado profissão, substituir por outro termo, mas adequado.
E porque minha preocupação em chamar atenção do governador? Fato idêntico aconteceu no governo Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, utilizou um termo estranho à atividade profissional dos policiais civis e militares, na greve de 2001, forçando a intervenção federal no Estado da Bahia, ele quando se dirigia, aos criminosos de FACÇÃO do Crime, passou a subsistir pelo termo de "SINDICATO DO CRIME", que no meu entender não tinha outro objetivo, senão tentar desqualificar o movimento do Sindicato dos Policiais Civis, como facção criminosa, forçando a mim não só como policial, mas também como presidente da entidade em reunião com o Ministro - General Cardoso, Titular da ABIN, passar esse entendimento, ao comparar Facção criminosa aos Sindicatos de Trabalhadores. Isso é um crime.
O ministro disse que não entendeu assim, e que Presidente também não, porém se comprometeu a levar nossa observação reclamação. Logo depois do governo FHC, curiosamente, o governo do PT passou a utilizar o termo "MILICIA" a Facção criminosa no Rio de Janeiro, hoje espalhado em todos o país.
E só pra lembrar, aqui na Bahia foi a primeira a utilizar frases de efeitos e também marca do candidato ACM, MK, JK, depois FHC, foi de autoria do falecido governador e senador Antônio Carlos Magalhães (ACM), ainda na década de 60. E como governador já nos idos de 70 lançou a frase "AQUI NA BAHIA BANDIDO NÃO FAZ CARREIRA...".
Temos que reconhecer que mesmo sendo oposição a sua forma de governar, realmente ele tratava a questão de segurança pública, na linha dura e assim dava a nós policiais veteranos e aposentados segurança e garantia para trabalhar com mais confiança no exercício da nossa atividade profissional, infelizmente diferente de hoje, que os colegas policiais não possuem nenhum apoio desse governo, sejam eles federal e estadual, que desde que assumiram em 2007, agravando-se ainda mais no governo do senhor Rui Costa, que entendia pelo seu comportamento passou a tratar os servidores públicos, como bandidos, declarando publicamente, que o crime gerador de emprego aqui na Bahia, dando a impressão que "bandido era um cidadão de bem", claramente comparando a trabalhadores, principalmente os profissionais da segurança, educação e saúde.
Enfim, quero deixar claro que não tenho nada contra a mensagem do governador Caiado, apenas sugiro substituir o termo "Profissão" para uma alcunha mas direta ao alvo.
CRISPINIANO DALTRO - Administrador, Pós graduado em Gestão Pública de Municípios pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Ba), Coordenador e professor do curso de Investigador Profissional, ministrado pela Facceba, Investigador Policial Civil, ativista dos movimentos sociais, ex-Presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia - SINDPOC e ex-Coordenador Geral da Federação dos Trabalhadores Público do Estado da Bahia - FETRAB.
Contato: crispinianodaltro@yahoo.com.br
Whatsapp: (71) 99983-2476
https://www.facebook.com/crispiniano.daltro
https://www.instagram.com/crispinianodaltro/
OU BANDIDO MUDA DE PROFISSÃO, OU MUDA DE GOIÁS | CAIADO GOVERNADOR