O que era para ser brincadeira de criança, vem se tornando registros de depredação. A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Serviços Públicos, tem sido obrigada a lidar com um problema cada dia mais corriqueiro: a quebra dos brinquedos dos parquinhos infantis instalados nas praças e espaços públicos, em função do mau uso por adultos e adolescentes.
Desde que a administração municipal iniciou o programa de urbanização, com as obras de recuperação e construção de novas praças e a requalificação de quadras poliesportivas, que esses espaços vêm recebendo os equipamentos destinados ao público infantil e, mesmo com a orientação pública para o uso exclusivo dos brinquedos para crianças, muitos adolescentes e adultos vêm desrespeitando a faixa etária indicada, que é até 12 anos e até 50 quilos, ocasionado o dano ao patrimônio público e gerando custos na reforma do aparelho recém-instalado, como no parque infantil da Praça da Bíblia e na Praça Auzenil Rodrigues, no Loteamento Bom Sossego.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Helder Souza Santos, a população pode colaborar com o poder público e, em caso de registro de situação de depredação do patrimônio, basta acionar a Guarda Municipal pelo número do aplicativo de mensagem WhatsApp (73 3527 1462) e denunciar.
“Muito difícil isso! Muitas pessoas que frequentam as praças com seus filhos ficam sem poder usar o brinquedo, uma vez que um adulto está fazendo o uso inadequado e, muitas vezes, quebra o equipamento, prejudicando centenas de pessoas que vão ao espaço público para desfrutar com suas famílias. Peço encarecidamente aos pais, as mães e ao público em geral, que nos ajudem a coibir esse abuso! Brinquedo infantil é para criança, até 12 anos! Nada de subir nos balanços pois danifica a estrutura e acaba custando mais dinheiro público para recuperar o brinquedo. Esperamos a compreensão das pessoas.”, disse o secretário de Serviços Públicos,Helder Souza Santos.