SEGURANÇA PÚBLICA MUDANÇAS.........
Delegado Hélio Jorge é exonerado da Subsecretaria de Segurança Pública; Delegado da Policia Federal assume o cargo
Exoneração e nomeação do substituto foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, que também traz nome do novo Superintendente de Inteligência da SSP-BA, também Delegado da PF..
10/02/2023 11h10 Atualizada há 1 ano
Por: Carlos Nascimento Fonte: Redação

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) alterou a composição da cúpula da secretária da Segurança Pública do Estado, como consta em decretos publicados na edição desta sexta-feira, 10, do Diário Oficial do Estado (DOE).


O Delegado aposentado da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão, foi exonerado do cargo de subsecretário da Segurança Pública da Bahia, nesta sexta-feira (10/02). A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado (DOE).

Hélio Jorge atuou por 30 anos no funcionalismo público e já foi diretor geral da Polícia Civil. Ele estava no cargo desde dezembro de 2020. Na ocasião, ainda no governo Rui Costa, o juiz federal aposentado Ricardo César Mandarino, assumiu a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), cargo que deixou no final de 2022.

Mandarino foi substituído pelo atual secretário Marcelo Werner, que é policial federal, e assumiu o cargo no começo do ano, nomeado pelo governador Jerônimo Rodrigues, que também assumiu o cargo em 2023. Antes de deixar o cargo nesta sexta, Hélio Jorge chegou a ser exonerado em 2021, mas por apenas um dia por questões referentes à sua aposentadoria como policial civil.

O substituto de Hélio Jorge será o delegado da Polícia Federal Marcel Ahringsmann de Oliveira. O novo subsecretário entrou na Polícia Federal em 2005, como agente. Dois anos depois, ele tomou posse como delegado. Marcel Ahringsmann tem experiência em Segurança Pública, com ênfase em repressão a entorpecentes, crimes contra o patrimônio, assuntos internos, planejamento operacional, segurança em grandes eventos e inteligência policial.

Além da exoneração de Hélio Jorge e da nomeação de Marcel Ahringsmann de Oliveira como novo subsecretário, o Diário Oficial desta sexta também traz a exoneração do atual superintendente de Inteligência da SSP e a nomeação do novo indicado para o cargo.

O Delegado da Polícia Civil Ivo Carvalho Tourinho deixa o cargo onde estava desde janeiro desde 2021. Em seu lugar foi nomeado Rogerio Dourado Silva Junior, que assim como o secretário e o novo subsecretário da Secretaria de Segurança Pública, é policial federal.


Novo subsecretário de SSP-BA já conduziu interrogatório de Geddel Vieira Lima

Ahringsmann é delegado de Polícia Federal e já atuou no setor de Investigação e Combate ao Crime Organizado da PF na Bahia. O novo subsecretário da SSP também já foi o responsável por coordenar uma operação em 2016 que investigou Leonardo Américo Silveira de Oliveira, ex-assessor de Geddel Vieira Lima (MDB). Leonardo era subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo.

No interrogatório, conforme o Bahia Notícias, o delegado questionou Geddel sobre suas relações com Joesley, com Lúcio Bolonha Funaro, Ricardo Saud e o ex-deputado federal Eduardo Cunha (MDB).

Exatos três meses depois, em 8 de setembro de 2017, Geddel acabou preso pela Polícia Federal, após malas contendo R$ 51 milhões em dinheiro vivo foram encontradas em um apartamento utilizado por ele, no bairro da Graça, em Salvador.