ARTICULISTAS MISSÃO CUMPRIDA
POLICIAL CIVIL: ATÉ QUANDO VALE A PENA SACRIFICAR A PRÓPRIA VIDA PELA INSTITUIÇÃO?
Aos colegas da Polícia Civil da Bahia, especialmente àqueles que já cumpriram todos os requisitos para a aposentadoria, deixo uma reflexão necessária, realista e sem romantizar o sacrifício. por CRISTIANO PADILHA
19/10/2026 11h13
Por: Carlos Nascimento

Aos colegas da Polícia Civil da Bahia, especialmente àqueles que já cumpriram todos os requisitos para a aposentadoria, deixo uma reflexão necessária, realista e sem romantizar o sacrifício.

Passamos décadas dedicando nossas vidas à segurança pública. Enfrentamos riscos, plantões intermináveis, noites sem dormir, operações perigosas, pressões, responsabilidades e situações que deixaram marcas físicas e emocionais. Perdemos momentos com nossos filhos, nossas famílias e pessoas que amamos. Em muitas ocasiões, colocamos a instituição acima da nossa própria saúde e qualidade de vida.

Mas chega um momento em que precisamos fazer uma pergunta: o que ainda temos a ganhar permanecendo na ativa?

Se não existe perspectiva concreta de ascensão profissional, se o reconhecimento não acompanha os anos de dedicação e se todos os requisitos para uma aposentadoria segura já foram preenchidos, qual é a verdadeira justificativa para continuar sacrificando saúde, liberdade e tempo de vida?

É preciso compreender uma realidade: a instituição continuará funcionando quando você sair. Mas sua família não recuperará os anos em que você esteve ausente, seu corpo não devolverá automaticamente a saúde desgastada e o tempo perdido jamais será restituído.

Não se trata de desvalorizar a Polícia Civil, muito menos de desrespeitar quem escolhe continuar trabalhando. Trata-se de reconhecer que dedicação não pode se transformar em prisão emocional. O compromisso com a instituição não deve ser confundido com a obrigação de permanecer nela indefinidamente.

Muitos colegas continuam na ativa não por necessidade financeira ou perspectiva profissional, mas pelo apego à identidade policial, pelo receio de perder a rotina, o convívio ou o sentimento de pertencimento. São sentimentos compreensíveis, mas precisam ser confrontados com uma realidade: ser policial fez parte da nossa história, mas não pode consumir toda a nossa existência.

Não existe medalha capaz de devolver a saúde comprometida. Não existe promoção que restitua o tempo perdido com a família. E não existe reconhecimento institucional que substitua a oportunidade de viver com liberdade os anos que ainda temos pela frente.

É claro que cada colega precisa avaliar sua situação previdenciária, financeira e familiar. Permanecer pode ser uma escolha legítima quando existem razões concretas. Mas continuar exclusivamente por apego à carreira, sem ganhos proporcionais ao desgaste, pode representar uma decisão de baixo retorno e alto custo pessoal.

A aposentadoria não apaga nossa trajetória, não diminui nossas conquistas e não retira a dignidade de quem dedicou décadas à segurança da sociedade.

Nossa missão foi cumprida com trabalho, coragem, responsabilidade e sacrifícios que poucos conhecem. Não precisamos sacrificar o restante da vida para provar aquilo que nossa história profissional já demonstrou.

A Polícia Civil fez parte da nossa vida. Mas nossa vida é muito maior do que a Polícia Civil.

Chega um momento em que a maior conquista não é uma nova função, uma promoção ou o reconhecimento de um superior. É acordar sem a pressão do serviço, cuidar da saúde, aproveitar a família, realizar projetos adiados e recuperar a liberdade de decidir como viver cada dia.

Depois de tantos anos protegendo a sociedade, talvez tenha chegado a hora de proteger a nós mesmos.

Porque a instituição segue. Os processos continuam. As equipes se reorganizam. Outros profissionais assumem nossas funções.

Mas a vida não oferece reposição, o tempo não admite prorrogação e a saúde não espera indefinidamente.

Saber entrar para a Polícia Civil foi uma conquista. Saber a hora de sair também é uma demonstração de inteligência, maturidade e respeito pela própria história.

Não confunda lealdade à instituição com renúncia à própria vida. Missão cumprida não é abandono. É o reconhecimento de que também temos o direito de viver.

Bel Cristiano Padilha,

Investigador de Policial Civil aposentado da BahiaPolicial Civil Aposentado  Bahia
26 anos de dedicação à Polícia Civil da Bahia