SEGURANÇA Sergipe
Rua São João recebe ainda mais visitantes durante nova edição da Segundona do Turista
Gonzagão Itinerante levou grupos de turistas para mais uma noite que mistura tradição e forró em um dos cenários mais emblemáticos do Ciclo Junino ...
23/06/2026 15h22
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

Em mais uma edição da Segundona do Turista, a tradicional Rua São João recebeu visitantes de variadas regiões do país. Muitos deles chegaram ao local a bordo do Gonzagão Itinerante. A iniciativa do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), parceria com a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE), proporciona uma imersão na cultura nordestina antes mesmo do início da programação na rua centenária, considerada um dos ambientes mais emblemáticos dos festejos juninos sergipanos, que também ficou lotada na noite dessa segunda-feira, 22.
 
Ao desembarcarem, os turistas foram recebidos pelo ritmo contagiante do forró pé de serra e pela atmosfera que transformou a rua em um grande 'arraiá' a céu aberto. O clima de animação contou com atrações que celebram a tradição nordestina por meio das apresentações do Trio Itapoã, da Quadrilha Junina Assum Preto, de Ivanildo do Acordeon e Trio Cristalino, e da Banda Piauí, que colocou turistas e sergipanos para dançar ao som de clássicos juninos e sucessos do forró.
 
Casais, grupos de amigos e famílias aproveitaram para curtir a noite. Vinda de Curitiba (PR), Adriele Vargas escolheu Sergipe como destino de férias ao lado do namorado, Igor Khauan Moreira, justamente para vivenciar os festejos juninos. Na primeira visita dela ao estado, a turista contou que o casal chegou no último dia 15 de junho e permanecerá por 28 dias. Encantada com a experiência, ela destacou a receptividade dos sergipanos e a animação das festas. “Estou gostando muito. O povo é muito receptivo, muito legal, a gastronomia também é muito boa. Provei várias coisas e gostei bastante”, afirmou.
 
Khauan Moreira, que mora em Curitiba desde a infância, também reforçou que a viagem foi planejada especialmente para o período junino. “A gente escolheu a data para vir justamente por causa do São João. Eu queria que ela conhecesse Sergipe e, principalmente, vivenciasse essa época do ano, que é tão importante para a nossa cultura. Está sendo uma experiência muito bacana poder mostrar tudo isso para ela”, destacou.
 
A nutricionista Luciane Damasceno, o marido, o funcionário público Carlos Damasceno e o filho, o estudante Pedro Carlos Damasceno, de 13 anos, vieram de Salvador para curtir os festejos juninos de Sergipe e aprovaram a experiência na Segundona do Turista. A família destacou a segurança, a diversidade de atrações musicais e a receptividade encontradas durante a programação. “Estamos gostando muito. A variedade de palcos, de sons, a gastronomia, o acolhimento e a hospitalidade do local fazem toda a diferença. Mas, para mim, a segurança é prioridade, e isso nos chamou bastante atenção”, declarou Luciane.
 
Já a técnica de enfermagem Joseneide do Carmo e o pedreiro Jonatas Bezerra são presença garantida na Segundona do Turista. Moradores do Bairro Santos Dumont, o casal frequenta a Rua São João há cerca de três anos e mantém uma tradição especial: sempre comparecem usando roupas combinando. “Gostamos muito do clima da festa, da animação e da organização. Todos os anos, fazemos questão de vir juntos e com looks combinando para entrar ainda mais no espírito junino. A Segundona já virou uma tradição para nós, e estamos adorando a programação e toda a energia que a festa proporciona”, destacou Joseneide.
 
A corretora de imóveis Rosângela Barleta, também de Salvador (BA), participou de mais uma edição da Segundona do Turista e reforçou o carinho que desenvolveu por Sergipe. Há cerca de quatro anos, ela visita com frequência o estado, e destacou a tranquilidade e a receptividade encontradas da capital sergipana. “Eu amo a tranquilidade daqui. Adoro Aracaju e pretendo vir morar aqui. Sempre que venho, me sinto muito bem recebida”, assegurou.
 
Gonzagão Itinerante
 
O Gonzagão Itinerante é um ônibus temático que homenageia Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, circula pela Orla da Atalaia, com capacidade para transportar até 40 passageiros, que vivenciam uma das mais tradicionais manifestações culturais do estado. Ao som do autêntico forró pé de serra, os visitantes percorrem pontos turísticos da capital até chegarem à Rua São João, onde encontram uma programação repleta de música, dança, cultura popular e gastronomia regional.
 
Às segundas-feiras, o passeio segue para a Rua São João, integrando os turistas à programação da Segundona do Turista com saída às 17h dos Arcos da Orla da Atalaia e às 17h40 da Vila do Forró. O retorno à orla é sempre às 21h30. De terça-feira a domingo, o Gonzagão Itinerante percorre a Orla da Atalaia sempre a partir das 18h30.

Casais, grupos de amigos e famílias aproveitaram para curtir a noite / Foto: Max Carlos
Quadrilha Junina Assum Preto deu um show com uma apresentação irretocável / Foto: Max Carlos
Trio Itapoã abriu a programação ao som de muito forró pé de serra / Foto: Max Carlos
Adriele Vargas e o namorado Khauan Moreira escolheram Sergipe como destino de férias / Foto: Max Carlos
Carlos Damasceno, Pedro Carlos e Luciane Damasceno aprovaram a experiência na Segundona do Turista / Foto: Max Carlos
O casal Joseneide e Jonatas mantém a tradição de ir com roupas combinando / Foto: Max Carlos
A baiana Rosângela Barleta ressaltou a participação em mais uma edição da Segundona do Turista / Foto: Max Carlos