SAÚDE Sergipe
Sedetec participa de lançamento de obra que celebra cinco anos da Lei do Gás
Livro publicado pela FGV Energia tem gestor da secretaria como um de seus organizadores
23/06/2026 13h42
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) representou o Governo de Sergipe no lançamento do livro '5 Anos da Lei do Gás: Conectando o Brasil ao Futuro', realizado nesta segunda-feira, 22. A obra celebra o quinto aniversário da Lei nº 14.134/2021, conhecida como Nova Lei do Gás, e reúne análises, entrevistas e reflexões sobre os avanços, desafios e perspectivas do mercado de gás natural brasileiro. O evento foi promovido pela FGV Energia, no Rio de Janeiro.

O livro apresenta 66 entrevistas com autoridades, especialistas, reguladores, empresários e agentes do setor, além de uma ampla análise sobre os impactos da Nova Lei do Gás na abertura e modernização do mercado brasileiro. A publicação tem participação direta do secretário-executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, que integra a organização da obra.

Outro destaque da publicação é o reconhecimento da atuação de Sergipe para a promulgação da Lei, que teve o senador Laércio Oliveira como relator no Senado Federal. O trabalho sergipano foi fundamental para a consolidação do novo marco regulatório, que buscou ampliar a concorrência, estimular investimentos e criar condições para a expansão do mercado de gás natural no Brasil.

Representando o Governo de Sergipe, o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, esteve presente no evento e destacou a importância da parceria entre a secretaria e a FGV Energia para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e à transição energética do estado. O presidente da Sergipe Gás (Sergas), Alan Lemos, e o presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), Hamilton Santana, também fizeram parte da comitiva.

“A Nova Lei do Gás é um ponto de virada para a história do Brasil, tendo Sergipe como um de seus principais personagens. A FGV Energia, nossa parceira, foi muito feliz em recontar essa narrativa através da visão de tantos atores-chave. Com a FGV, já realizamos estudos econômicos de grande impacto para o estado, como a elaboração da nossa Agenda de Transição Energética. É uma instituição que contribui diretamente para o planejamento estratégico de Sergipe e para a construção de soluções que aproveitem o enorme potencial energético do nosso estado”, afirmou o secretário.

Segundo Marcelo Menezes, a obra busca registrar não apenas os resultados alcançados desde a aprovação da legislação, mas também os debates que antecederam sua criação e os desafios que ainda precisam ser superados para ampliar a competitividade do gás natural no país.

“A Lei do Gás de 2021 representa um marco decisivo, mas não conclusivo. Seus resultados devem ser examinados à luz da implementação regulatória, da coordenação institucional e do comportamento dos agentes econômicos”, destaca o coorganizador. O presidente da FGV Energia, Carlos Quintella, também assinou a organização.

A obra

Além de revisitar os bastidores das discussões que culminaram na aprovação da legislação, a obra aborda temas como os entraves regulatórios e econômicos do setor e o papel do gás natural na transição energética. O livro também fala sobre a integração com fontes de baixo carbono — como o biometano e o hidrogênio — e estabelece comparações com experiências internacionais em países como Argentina, Colômbia e Estados Unidos, além de mercados europeus.

A publicação é dirigida a profissionais do setor de óleo e gás, associações e federações da indústria, investidores, formuladores de políticas públicas, acadêmicos e a sociedade civil interessada no futuro energético do país. A obra contou com prefácios do senador Laércio Oliveira; do ex-ministro de Minas e Energia (2019-2022), Bento Albuquerque; do presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen; e da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, entre outros.

O lançamento reuniu especialistas da FGV Energia, autores convidados e lideranças do setor para discutir os avanços alcançados nos últimos cinco anos. Também foram debatidos os caminhos para a consolidação de um mercado de gás mais competitivo, eficiente e alinhado às metas de desenvolvimento sustentável do país.