ARTICULISTAS “CABO ELEITORAL”
WAGNER VAI SE TRANSFORMANDO NO MAIOR “CABO ELEITORAL” DE ACM NETO
“Wagner mostra quem manda e anuncia chapa governista à sucessão estadual”. Por MARCO WENSE
21/02/2026 11h11 Atualizada há 4 horas
Por: Carlos Nascimento Fonte: COLUNA WENSE, SÁBADO, 21.02.2026.

Na semana passada, ao ser questionado sobre a majoritária, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) disse que "ninguém está autorizado a dizer nada".

E mais: "Eu estou dirigindo isso, eu estou coordenando isso, inclusive com o núcleo político. Não tenho pressa para anunciar os nomes da chapa". Só faltou lembrar que o governador da Bahia é ele.

O chefe do cobiçado Palácio de Ondina se encontra na Índia em missão com o presidente Lula, companheiro de partido. Jerônimo busca ampliar a produção de medicamentos no estado.

A expectativa agora gira em torno da reação do governador diante do anúncio da chapa governista pelo senador Jaques Wagner (PT), o que levou o site Política Livre a dar a seguinte manchete:

"Wagner mostra quem manda e anuncia chapa governista à sucessão estadual".

O silêncio de Jerônimo Rodrigues diante da ousadia do companheiro vai oxigenar a opinião de que Wagner é quem manda mesmo, que a palavra final sobre a composição da majoritária é dele. Ele é o protagonista. O governador e o ex-Rui Costa são coadjuvantes.

Lembrando ao caro e atento leitor que a atitude de Wagner não foi bem digerida pelos correligionários mais próximos de Jerônimo Rodrigues. Estão tiriricas da vida. Não esperavam a atitude do "bruxo" da política da Boa Terra.

Pelo andar da carruagem, Jaques Wagner vai se transformando no maior "cabo eleitoral" de ACM Neto. Essa opinião já é quase consenso em conversas reservadas, nos bastidores do staff do netismo, longe dos holofotes e do povão de Deus.

Wagner foi o idealizador da chapa puro-sangue, também chamada de "chapa da soberba", defenestrando o senador Angelo Coronel, ainda no PSD, mas de malas prontas para o União Brasil.

Esse chega pra lá no Coronel provocou um forte movimento de insatisfação de muitos prefeitos do PSD com Wagner, o que pode levar uma boa parte a aderir a ACM Neto. Vão fazer campanha aberta para o Coronel, à revelia de Otto Alencar, presidente estadual do PSD.

Que coisa, hein! A atitude de Jaques Wagner é de um coronel. E Angelo tem como sobrenome Coronel. Coisas do movediço, cruel e traiçoeiro mundo da política.

Não é só a desaprovação do governo que pode impedir uma reeleição. A falta de autoridade é também um ponto que preocupa. Uma significativa parcela do eleitorado não gosta de sufragar candidatos que não tem pulso.

O governador Jerônimo Rodrigues, que tem toda a legitimidade para disputar o segundo mandato (reeleição), vai ter que arrumar um jeito de mostrar sua autoridade e, ao mesmo tempo, concomitantemente, não desagradar Jacques Wagner.

No mais, dizer que tudo caminha para a eleição de dois senadores de campos políticos opostos, um da base aliada do lulopetismo, o outro do grupo de ACM Neto.

COLUNA WENSE, SÁBADO, 21.02.2026.

Sobre o autor:

(*) Marco Wense é advogado e articulista político itabunense, com coluna diária - COLUNA WENSE -, publicada no Página de Polícia e em diversos sites. Seus textos combinam linguagem acessível com rigor argumentativo, sempre marcados por um tom crítico, combativo e atento às questões sociais.

Atua na defesa dos direitos dos trabalhadores, denuncia privilégios e excessos do poder e cobra, de forma constante, o respeito à Constituição. Sua coluna tem forte repercussão regional e circulação nos meios políticos, alcançando inclusive gabinetes do Legislativo municipal, estadual e federal.

*COMENTE A MATÉRIA E COMPARTILHE, assim você estará apoiando o jornalismo independente.!*

*INSCREVA-SE* no Canal do YouTube do PÁGINA DE POLÍCIA - @tvpaginadepolicia  

Clique no *"GOSTEI"* e COMPARTILHE...: