Cacau, sisal, dendê e citrus abrem o calendário de 2026 das Câmaras Setoriais da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) com reuniões programadas para a última semana de fevereiro.
Os encontros vão definir as estratégias de fortalecimento dessas cadeias produtivas ao longo do ano, reunindo poder público, produtores rurais, entidades e sociedade civil em torno de pautas como controle de pragas, novas tecnologias e valorização dos produtos nos mercados nacional e internacional.
O ciclo de reuniões começa na segunda-feira (24), com a cadeia do cacau, e segue por toda a semana: sisal na terça (25), dendê na quarta (26) e citrus na quinta (27). Todas acontecem no mesmo horário (9h às 12h), em formato virtual.
O secretário Pablo Barrozo destaca que o fortalecimento das Câmaras é resultado de um termo de cooperação firmado com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), para a revitalização e implantação de até 22 Câmaras Setoriais no estado. "Com esses espaços públicos, esperamos fortalecer cada uma dessas cadeias produtivas ao longo de 2026", afirmou.
Coordenadas pela Seagri, as Câmaras Setoriais funcionam como fóruns permanentes com o objetivo de harmonizar os diferentes agentes que compõem cada cadeia produtiva, desde produtores rurais até representantes do governo estadual e entidades setoriais.
Fonte: Ascom/Seagri