GERAL Bahia
Profissionais autônomos da coleta seletiva recebem equipamentos de proteção durante o Carnaval em Periperi
Com o objetivo de fortalecer a preservação ambiental e apoiar trabalhadores e trabalhadoras da limpeza urbana e coleta seletiva, o Governo da Bahia...
13/02/2026 12h12
Por: Redação Fonte: Secom Bahia

Com o objetivo de fortalecer a preservação ambiental e apoiar trabalhadores e trabalhadoras da limpeza urbana e coleta seletiva, o Governo da Bahia disponibilizou, nesta sexta-feira (13), Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para cerca de 100 profissionais autônomos que atuam em Periperi, bairro de Salvador.

Executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), a iniciativa integra o projeto Carnaval Solidário de Salvador 2026, realizado pela primeira vez no bairro. A ação tem como objetivo apoiar a coleta seletiva durante os dias de festa na capital baiana, garantindo melhores condições de trabalho aos profissionais da limpeza urbana e coleta seletiva.

Foram distribuídos kits contendo camisas, calças, botas, luvas, meiões, mochilas, capas de chuva e protetores auriculares. A ação também incluiu mobilização e orientações sobre o uso adequado dos EPIs, além de informações sobre os direitos relacionados à remuneração pelos serviços prestados, conforme previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Para o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, o apoio é fundamental para garantir dignidade aos trabalhadores. “É essencial assegurarmos suporte para esses profissionais, promovendo melhores condições de trabalho e contribuindo para que exerçam suas atividades com mais segurança e valorização”, destacou.

Segundo Genivaldo Ribeiro, diretor administrativo da Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos do Paraguary (COOPERGUARY), entidade responsável pela intermediação da ação, a iniciativa contribuirá diretamente para a organização do trabalho no período festivo. “Com o início do Carnaval de Periperi, acreditamos que os profissionais poderão atuar de forma mais estruturada, ampliando a coleta de materiais recicláveis e, consequentemente, a geração de renda para suas famílias”, afirmou.

Kits de lanche

Além da entrega dos EPIs, também será realizada, em Periperi, a distribuição de kits de lanche para trabalhadores e trabalhadoras da limpeza urbana e da coleta seletiva durante o Carnaval de Salvador 2026. A medida integra políticas públicas de inclusão produtiva, segurança alimentar e valorização da agricultura familiar promovidas pelo Governo do Estado.

A proposta prevê a aquisição e a distribuição de 15 mil kits destinados a trabalhadores e trabalhadoras da limpeza urbana e coleta seletiva, cooperados, autônomos e integrantes de associações que atuam na coleta seletiva durante o Carnaval — assegurando melhores condições de trabalho e promovendo segurança alimentar ao longo do período festivo.

Fonte

Ascom/CAR