GERAL Sergipe
Governo do Estado inicia curso de Cuidador de Idosos para mulheres de Aracaju
A iniciativa faz parte do Projeto Elas no Comando e visa a qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho
11/02/2026 19h50
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM), deu início nesta quarta-feira, 11, em Aracaju, ao curso de Cuidador de Idosos, voltado para mulheres da capital. A iniciativa faz parte do Projeto Elas no Comando, desenvolvido pela gestão estadual em parceria com Instituto Ágatha e a administração municipal, e visa a qualificação profissional e a inserção de mulheres socialmente vulneráveis no mercado de trabalho.

As aulas estão sendo ministradas na sede da Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres (SerMulher). Por meio do ‘Elas no Comando’, a SPM busca desenvolver cursos de qualificação profissional para mulheres nos municípios, visando a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.

A diretora de Inclusão Produtiva e Empreendedorismo Feminino da SPM, Gabriela Fonseca, reforçou o compromisso da SPM de promover qualificação profissional para as mulheres. “Especialmente para as que estão em vulnerabilidade social, oferecendo ferramentas reais para a transformação de vidas. Acreditamos no potencial das mulheres e na capacidade que cada uma tem de transformar suas vidas por meio do trabalho. E esse curso vem para qualificar em uma nova profissão, que pode garantir autonomia financeira”, ressaltou.
 
A secretária da SerMulher, Elaine Oliveira, reconheceu a importância da iniciativa da SPM e da parceria entre o Estado e o Município. “A Prefeitura de Aracaju agradece essa parceria com a SPM e o Instituto Ágatha para que a gente possa qualificar as mulheres aracajuanas para que elas consigam ser inseridas no mercado de trabalho. Essa parceria fortalece e ramifica cada vez mais nós, mulheres”, declarou. 
 
As alunas destacaram a expectativa em relação ao curso, a exemplo de Alice Vitória, 19 anos. “Eu tive interesse na área porque tenho uma avó idosa e eu queria aprender mais para cuidar melhor dela. Além disso, é muito importante a gente aproveitar as oportunidades de aprender coisas novas que podem fazer a diferença em nossas vidas”, avaliou.