O governador Fábio Mitidieri recebeu nesta quarta-feira, 11, no Palácio dos Despachos, o vice-almirante Gustavo Calero Garriga Pires, comandante do 2º Distrito Naval, com sede em Salvador (BA), em visita institucional voltada ao fortalecimento das relações entre o Governo de Sergipe e a Marinha do Brasil.
Durante o encontro, o governador destacou a importância do diálogo permanente e da cooperação institucional, ressaltando o papel estratégico da Marinha para a segurança marítima, proteção da costa sergipana e desenvolvimento do estado.
“A Marinha do Brasil é uma parceira estratégica de Sergipe. Esse diálogo permanente fortalece ações conjuntas que garantem mais segurança, proteção ambiental e desenvolvimento para o nosso estado. Estamos sempre abertos a construir parcerias que contribuam para o interesse público e para a integração entre as instituições”, afirmou o governador.
A agenda incluiu discussões sobre segurança da navegação, apoio institucional e logístico, além da atuação integrada entre forças federais e estaduais, com foco no fortalecimento de ações estratégicas em Sergipe.
O vice-almirante Gustavo Calero Garriga Pires destacou a receptividade do Governo do Estado e a relevância da cooperação entre as instituições. Segundo ele, embora o 2º Distrito Naval tenha sede na Bahia, a atuação da Marinha também é voltada para Sergipe, com atenção especial às demandas locais.
“Para nós, da Marinha do Brasil, foi uma honra sermos recebidos pelo governador. Dividimos nosso tempo entre Bahia e Sergipe, e é sempre uma grande satisfação estarmos aqui para discutir pontos específicos da atuação da Marinha como autoridade marítima no estado”, declarou.
O comandante ressaltou que a reunião foi produtiva e abordou tanto parcerias já consolidadas quanto novos projetos em que o Governo de Sergipe atua e que demandam a participação da Marinha. “Conversamos sobre parcerias já existentes com áreas como a segurança pública, além de projetos em que o governo está envolvido e entende que a Marinha deve participar. Nossa missão é contribuir com a segurança das atividades marítimas e fluviais, preservar a vida humana, proteger o meio ambiente e garantir a segurança da navegação. Para isso, contamos sempre com o apoio do Governo do Estado”, completou.