GERAL Cidades
Smed e Ifba divulgam Programa Partiu IF que prepara alunos da rede municipal para ingressar na instituição de ensino
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BARepresentantes da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e do Instituto Federal da Bahia (...
11/02/2026 19h01
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Vitória da Conquista - BA

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA

Representantes da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e do Instituto Federal da Bahia (Ifba) realizaram visita a cinco escolas municipais para divulgar o Programa Preparatório para o Ensino Médio (PartiuIF). Serão sorteados, eletronicamente, 40 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II da rede municipal de ensino, e que fizeram todo o Fundamental I e II em escola pública, para fazer um curso preparatório para a prova de ingresso ao Ifba.

De acordo com Myllena Thaise de Carvalho, representante do Ifba, o aluno vai ter direito a aulas de português, matemática e ciências da natureza. “Durante o período do projeto, cerca de oito meses, o aluno recebe uma bolsa de R$ 200,00 por mês, para arcar com transporte e alimentação. Todo o material vai ser doado pelo Ifba, material escolar mesmo, e livros e mochilas. No final, ele recebe uma certificação”. As aulas serão à tarde, nas terças e quintas-feiras, de 1h10 às 17h40.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Myllena e Karina
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Tatiana e Alcione

A analista de Tecnologia da Informação (TI) do Ifba, Karina Azevedo informou que as os editais com informações detalhadas sobre inscrições, formulário a ser preenchido, vagas, cronograma e critérios de seleção estão disponíveis no site https://portal.ifba.edu.br/conquista/programa-partiuif-no-ambito-do-ifba-vitoria-da-conquista . No ato da inscrição, além dos documentos pessoais solicitados, o aluno precisa de declaração assinada pela secretaria da escola, dizendo todas as escolas em que ele estudou ao longo de sua vida escolar, assinada e carimbada pela escola. Haverá cota para estudantes de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos, quilombolas, indígenas e portadores de deficiência.

As coordenadoras pedagógicas dos Anos Finais da Smed, Tatiana Cabral e Alcione Oliveira, enfatizaram a importância do reforço pedagógico disponibilizado aos alunos da rede municipal. “Muito importante, alunos da rede privada não estão tendo este privilégio”, disse Tatiana. E Alcione acrescentou: “Eles serão preparados com tranquilidade, pois a prova será no final do ano”.

O diretor das Escola Municipal Lisete Pimentel Mármore, Rubenildo Campos de Oliveira, considera relevante também para a escola, para a comunidade e para a rede em geral, que trabalha em conjunto para o ingresso dos alunos da rede municipal no Ifba. “Inclusive, todos os anos a escola tem alunos aprovados para essa unidade de ensino. Esse cursinho é uma oportunidade ainda maior para que esses alunos consigam ter uma preparação melhor”.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Rubenildo e o Vice-Diretor João Paulo Cruz da Cunha
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Ryan
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Gabrielly

Estudante do 9º ano na Escola Prof.ª Lisete Pimentel Mármore, Ryan Oliveira dos Santos, 14 anos, achou o projeto muito legal, e disse que vai agregar muito para os alunos. “Os alunos vão ter uma boa oportunidade. Estou pensando em fazer a inscrição”. Para a aluna da Escola Municipal Gildásio Pereira Castro, Gabrielly Silva Santos, 14 anos, a iniciativa é excelente. “Esse projeto vai ajudar muito os alunos no final do ano a ingressarem no Ifba”.

As escolas municipais visitadas entre os dias 10 e 11 foram o Centro Municipal de Educação Prof. Paulo Freire (Caic), Maria Rogaciana da Silva, Frei Serafim do Amparo, Prof.ª Lisete Pimentel Mármore e Gildásio Pereira Castro.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA