CIDADES Petrolina - PE
Durante final de semana, zona rural de Petrolina registra cerca de 300mm de chuva em algumas comunidades
Barragens que receberam serviços de limpeza registraram armazenamento de águaA população da zona rural de Petrolina comemora as chuvas registradas ...
10/02/2026 13h07
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Petrolina - PE

Barragens que receberam serviços de limpeza registraram armazenamento de água

A população da zona rural de Petrolina comemora as chuvas registradas no último final de semana na região, tanto nas áreas irrigada e ribeirinha, quanto na área de sequeiro, onde teve localidade que chegou a registrar cerca de 300mm entre sábado (7) e madrugada de segunda-feira (9). Barragens também sangraram, como a da localidade de Primazia, que passou recentemente por serviços de melhorias feitos pela Prefeitura de Municipal, através do Programa de Limpeza de Barragens e Barreiros.

Na região de Sequeiro os pluviômetros registraram um grande volume. Na comunidade de Sítio Romão, região do Distrito de Rajada, o acumulado de chuvas chegou a 320mm. No Assentamento Lindolfo Silva foram registrados 200mm. Em Cabaceira, os pluviômetros marcaram 195mm e em Lagoa dos Mendes 140mm. Na área irrigada, a exemplo da Área 21 do Projeto Maria Tereza, os pluviômetros chegaram a registrar 150mm de chuva.

Desde setembro de 2025, diversas barragens passaram por melhorias feitas através da Secretaria de Desenvolvimento Rural. Por meio do Programa de Limpeza de Barragens e Barreiros, diversos reservatórios receberam serviços de limpeza e desassoreamento para que seja possível acumular o maior volume de água. Após as últimas chuvas as barragens de Salinas de Pau Ferro; Poço da Pedra, na região de Baixa Alegre; barragem Baixa do Tatu, na região de Caititu; Barragem do Canal, na localidade de Cabaceira de Cima; e barragens do Riachinho, em Riacho dos Canudos receberam água.

“A barragem está linda. Além da sangria, recebeu 15% da capacidade dela de armazenamento de água. Está um mar de água, uma benção para nós moradores da região que estávamos sofrendo com a estiagem”, destaca o morador do Sítio Horizonte, Josinaldo de Amorim.