Carnaval 2026: MPBA participa de simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas no Farol da Barra
O Ministério Público da Bahia participou nesta sexta-feira, 6, do simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV), realizado pelo Ministério da S...
06/02/2026 15h26
Por: Redação Fonte: MP - BA
O Ministério Público da Bahia participou nesta sexta-feira, 6, do simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV), realizado pelo Ministério da Saúde, no Farol da Barra, como parte das ações preparatórias para o Carnaval de Salvador com foco na segurança da população e na resposta rápida a situações de emergência.
Foto: Reprodução/MP - BAA atividade simulou um desastre envolvendo um trio elétrico, com múltiplos foliões feridos, exigindo uma resposta integrada das equipes de urgência e emergência que atuam nos circuitos da festa. O exercício permitiu testar, na prática, os protocolos de atendimento, comunicação e articulação entre os diferentes níveis de gestão e órgãos de resposta.Foto: Reprodução/MP - BAO simulado foi uma ação conjunta e articulada entre instituições dos âmbitos municipal, estadual e federal. Participaram da atividade a Sesab, o Samu, a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), a Guarda Civil Municipal (GCM), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar da Bahia (PM-BA), a Polícia Civil, o Departamento de Polícia Técnica, o Grupamento Aéreo da PM (Graer), a Vigilância Sanitária e Ambiental, entre outros órgãos parceiros.
Foto: Reprodução/MP - BAAlém do atendimento simulado no próprio circuito do Carnaval, também foi testado o tempo-resposta para o deslocamento das vítimas até a rede hospitalar de retaguarda. No exercício, o Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas do Hospital Geral do Estado (HGE) foi a unidade de referência para o acolhimento dos feridos. Os pacientes que necessitarem de atendimento de maior complexidade serão encaminhados ao Hospital Geral do Estado (HGE), unidade que dispõe de equipes especializadas e estrutura para resposta imediata, com capacidade de atender até 60 pacientes simultaneamente, em casos de emergência com múltiplas vítimas.