Estar registrado como Microempreendedor Individual (MEI) é uma das formas mais eficazes para trabalhadores autônomos garantirem a formalização, a emissão de notas fiscais e o acesso a benefícios previdenciários. No entanto, o crescimento no número de fraudes direcionadas a esse público acende um alerta. Em Alagoinhas, contribuintes têm relatado o recebimento de mensagens falsas via WhatsApp sobre o suposto cancelamento do registro por falta de pagamento.
Diante do cenário, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (SDEE) reitera que a Sala do Empreendedor, assim como qualquer outro órgão governamental, não realiza cobranças nem solicita dados via aplicativos de mensagens.
As mensagens fraudulentas costumam informar que o MEI foi inativado devido à falta de pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Na tentativa de pressionar a vítima, os criminosos estipulam um prazo curto para a regularização, sob ameaça de cancelamento definitivo. O objetivo é induzir o usuário a clicar em links maliciosos para roubo de dados ou pagamento de boletos falsos.
Segundo a gerente de Intermediação de Mão de Obra, Paula Almeida, explica que o volume de tentativas de golpe aumenta neste período do ano, devido à proximidade do prazo para a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI).
“Nosso atendimento é voltado para abertura, baixa de empresas, negociação de dívidas e declarações, mas não entramos em contato com o contribuinte sem que ele nos procure primeiro. Alertamos para que as pessoas não cliquem em links e busquem a SDEE por telefone ou pessoalmente. A orientação é clara: não responda, não acesse links e desconsidere qualquer comunicação desse tipo”, reforça Paula.
Canais Oficiais
Em caso de dúvidas sobre a veracidade de qualquer mensagem, o empreendedor deve entrar em contato com a Sala do Empreendedor pelo telefone (75) 3423-8319 ou comparecer pessoalmente à sede da SDEE. Caso o contribuinte já tenha sido vítima do golpe, a orientação é procurar o órgão imediatamente para relatar a situação e receber as orientações cabíveis.