GERAL Bahia
Às vésperas da folia, Pelourinho reúne Illy e o Samba Djanira, Brenno Casagrande e o projeto Salceruh nesta sexta (06)
Com o Carnaval chegando, a sexta-feira (06) que antecede a folia já imprime uma outra vibração ao Centro Histórico de Salvador, com uma programação...
06/02/2026 13h17
Por: Redação Fonte: Secom Bahia

Com o Carnaval chegando, a sexta-feira (06) que antecede a folia já imprime uma outra vibração ao Centro Histórico de Salvador, com uma programação que reúne diferentes linguagens musicais e expressa as potencialidades do verão na Bahia. O samba como matriz cultural dá o tom da noitada, em diálogo com outros ritmos. Samba Djanira, Breno Casagrande e o projeto Salceruh são os destaques.

No Largo Pedro Archanjo, Illy lidera o Samba Djanira, que define como o samba do Brasil é feito na Bahia. A roda, de caráter libertário e celebrativo, realiza uma reverência à história do samba. No repertório, a artista interpreta obras de mestres como Batatinha, Riachão e Roberto Mendes, além de nomes como Arlindo Cruz, Conexão Negra, Gera Samba, Nossa Juventude e Xande de Pilares. Sucessos eternizados nas vozes de Clara Nunes, Péricles e Belo também integram a apresentação, que se desenvolve a partir das 19 horas.

No Largo Quincas Berro D’Água, Brenno Casagrande apresenta, às 20 horas, um repertório autoral que transita entre a MPB e ritmos afro-baianos. Após o lançamento do EP “Na Sala de Casa”, o artista sobe ao palco com um show que reafirma a sua identidade musical e, nesta sexta, recebe a banda Adão Negro como convidada, fortalecendo a fricção entre diferentes vertentes musicais.

O projeto Salceruh, com Rafa Dias, Salamanka e Zamba nu Beat será realizado no Largo Tereza Batista, a partir das 18 horas. A proposta mistura música eletrônica com pagode baiano e outros ritmos, conduzidas pela discotecagem dos artistas, em sets que cruzam pista, performance e identidade sonora contemporânea. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla.

A programação que se desenvolve nas vias e veias do Pelô  integra o projeto Verão na Bahia. Um Estado de Alegria, iniciativa do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), que garante a baianos e turistas o acesso a uma programação artística representativa e que exalta a diversidade cultural do nosso estado. 

Fonte

Ascom/Secult-BA