A Secretaria de Saúde (SESAU) recebeu, na sexta-feira (30), mais um aporte tecnológico que irá auxiliar os Agentes de Combate às Endemias (ACE) no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A cidade, que já conta com três armadilhas inteligentes de vigilância, monitoramento, controle e diagnóstico, espalhadas pelos bairros do Malembá, Areia, Santo Antônio, Urbis 2, Santa Clara, Sarandi e Posto Sanca, ganhou mais um aliado no combate ao vetor.
Além da Pneutrap, In2Care e Vectrac, foi instalada no Hospital Municipal a Smart Trap, ferramenta que permite identificar diversas características do mosquito, como explica o coordenador científico, Fábio Castelo Branco.
“Trouxemos um trabalho pioneiro para Candeias e, hoje, apresentamos outra ferramenta, o Smart Trap, que é um sensor capaz de capturar o mosquito adulto e coletar diversos dados, como idade, sexo e se é geneticamente modificado, entre outros”, destacou.
Todo o processo de utilização das tecnologias e seu funcionamento foi apresentado aos agentes no auditório da Escola Municipal Julieta Viana.
O projeto InovaCandeias iniciou em outubro de 2025 e é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Instituto de Saúde e Ação Social (ISAS) e o Ministério da Saúde.
Além da inovação tecnológica, o projeto conta ainda com bicicletas elétricas e smartphones conectados ao sistema em tempo real, permitindo respostas mais rápidas.