GERAL Sergipe
Rede Pública Estadual de Ensino registra aprovações em universidades de todo o Brasil
Resultados reforçam compromisso da educação pública com a formação acadêmica e o acesso ao ensino superior
05/02/2026 09h07
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

Como resultado dos investimentos contínuos em políticas educacionais e ações pedagógicas voltadas à qualificação do ensino, estudantes da Rede Pública Estadual conquistaram aprovações em universidades de diversas regiões do Brasil. As conquistas refletem o compromisso da Secretaria de Estado da Educação (Seed) com a melhoria da aprendizagem, o fortalecimento das trajetórias acadêmicas e a ampliação do acesso ao ensino superior, consolidando a escola pública como espaço de formação e oportunidades.

Entre as aprovações registradas, destaca-se a conquista de Ana Beatriz Santos Oliveira, aluna do Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas, em Lagarto, que garantiu ingresso na Universidade de São Paulo (USP), resultado que consolida o trabalho de preparação acadêmica realizado ao longo do ano pela estudante, com o apoio da unidade escolar. “Foi muito bom saber que meus esforços contribuíram para esse resultado. Como eu estudo em tempo integral, escolhi assinar um curso online para relembrar os assuntos que vi durante o ensino médio e, já na reta final, me dediquei mais a realizar simulados e anotar os erros que eu poderia cometer”, disse Ana Beatriz, sobre seu período de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), responsável por sua aprovação no curso de Engenharia Química.

Para Giselle Arcoverde, diretora da unidade lagartense, a aprovação de Ana Beatriz veio como uma grata notícia. “Nós sempre alimentamos muitas expectativas em relação aos nossos estudantes, porque o nosso trabalho é pautado nesses resultados. Não imaginávamos que algum estudante nosso tivesse o desejo de estudar em uma universidade fora de Sergipe, então foi uma notícia que pegou a equipe gestora de surpresa. Nossos estudantes estão ganhando o mundo, rompendo as fronteiras do Estado e levando o nome de Sergipe para além daqui, e a gente fica muito feliz com isso”, expressa a gestora.

Aprovada no curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alana Larissa Andrade dos Santos, estudante do Centro de Excelência Cleonice Soares da Fonseca, no município de Boquim, figura entre os destaques da Rede Estadual ao conquistar vaga no curso almejado. “Foi uma experiência única e indescritível. Passar em uma das universidades mais renomadas do país, em uma cidade encantadora, e perceber que no fim todo o esforço vale a pena, é só não desistir. É gratificante”, expressou Alana.

Phelipe Gabriel Andrade e Oliveira, estudante do Centro de Excelência Doutor Milton Dortas, no município de Simão Dias, também pôde celebrar a conquista da aprovação no curso de Medicina, resultado de uma trajetória marcada por dedicação e preparação acadêmica. “Receber a notícia de que fui aprovado em Medicina foi um momento de muita emoção para mim e para minha família, pois entrar em um curso tão concorrido é algo bastante desafiador. Escolher qual caminho eu desejava seguir foi um pouco difícil, mas eu sempre tive a certeza de que queria fazer algo que me realizasse e que pudesse colaborar para a construção de um mundo melhor, em que cada pessoa possa ser ouvida, cuidada e respeitada em suas particularidades. Por isso, estou muito feliz com meu ingresso na universidade, pois sempre acreditei na educação como a principal ferramenta de transformação social”, declarou Phelipe, que ingressará no curso de saúde na Afya Maceió, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni).

O município de Ribeirópolis também integra o cenário de aprovações, com a aprovação do aluno Pedro Guilherme Pacheco Nascimento Cunha, do Centro de Excelência Abdias Bezerra, no curso de Estatística na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). De acordo com Pedro Guilherme, a preparação dos estudos envolveu organização e muita dedicação, fatores que contribuíram com seu desempenho no processo seletivo. “Eu iniciei meus estudos de forma mais séria no 2º ano do ensino médio. Nesse período, eu estudava para concursos militares, mas infelizmente não obtive bons resultados. No entanto, também fiz o Enem e outros vestibulares, e a preparação foi feita com uma rotina adaptada para a minha realidade”.     

Alana Larissa Andrade dos Santos | Fotos: Unidades escolares
Ana Beatriz Santos Oliveira | Fotos: Unidades escolares
Ana Beatriz Santos Oliveira | Fotos: Unidades escolares
Giselle Arcoverde, diretora do Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas | Fotos: Unidades escolares
Pedro Guilherme Pacheco Nascimento Cunha | Fotos: Unidades escolares