O Governo de Sergipe participou de reunião presencial da Câmara Temática da Cultura do Consórcio Nordeste nesta quarta-feira, 4, para alinhar ações conjuntas que irão orientar a agenda cultural da região ao longo de 2026, em Maceió (AL). O encontro reuniu o governador de Alagoas, Paulo Dantas, gestores estaduais, representantes do Ministério da Cultura (MinC) e integrantes da equipe técnica do Consórcio.
Entre os principais temas debatidos, estiveram a organização da cerimônia de submissão da candidatura do forró como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e a articulação entre cultura e turismo para a promoção do São João de forma internacional. As pautas reforçam a atuação integrada dos Estados nordestinos na valorização da cultura regional e na ampliação de sua presença internacional.
O secretário Especial da Cultura, Valadares Filho, destacou a importância da união entre os Estados para fortalecer as políticas públicas culturais. “Esse é um momento de integração e planejamento. Quando os estados se unem em torno de pautas comuns, conseguimos fortalecer nossas políticas culturais, valorizar nossos artistas e ampliar o alcance da cultura nordestina dentro e fora do país. A cultura é identidade, mas também é desenvolvimento e oportunidade”, enfatizou.
O presidente da Funcap, Gustavo Paixão, ressaltou o caráter estratégico do encontro e os próximos passos da agenda cultural. “Hoje é um dia muito importante para a cultura nordestina. Durante a reunião, debatemos diversos pontos estratégicos, com destaque para o lançamento oficial, que acontece amanhã, do programa Brasil Criativo, iniciativa conduzida pela secretária Cláudia Leitão, do Ministério da Cultura, voltada ao fortalecimento da economia criativa”, explicou.
A secretária de Economia Criativa do MinC, Cláudia Leitão, enfatizou a necessidade de estruturar políticas voltadas ao setor cultural e criativo. “Precisamos consolidar uma política estruturada de economia criativa, voltada aos segmentos culturais e artísticos. Também é fundamental investir em letramento em economia criativa, para que gestores e trabalhadores da cultura compreendam melhor esse campo e suas possibilidades. O Kariri Criativo, por exemplo, surgiu no ano passado como uma iniciativa importante nesse sentido. A Secretaria é recente, mas já conta com um decreto bem estruturado, que contribui para definir e organizar o entendimento sobre o que é economia criativa”, contou.
O presidente da Câmara Temática da Cultura, Pedro Santos, reforçou o papel do planejamento coletivo entre os estados. “A Câmara Temática é um espaço de construção conjunta. Estamos organizando uma agenda estratégica que valoriza a cultura nordestina, amplia parcerias e fortalece a presença da nossa produção cultural em nível nacional e internacional”, disse.
Participaram da reunião o secretário especial da Cultura de Sergipe, Valadares Filho; o presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Gustavo Paixão; a secretária de Economia Criativa do MinC, Cláudia Leitão; o chefe de gabinete do Consórcio Nordeste, Glauber Piva; e o presidente da Câmara Temática da Cultura, Pedro Santos. O governador de Alagoas, Paulo Dantas, que preside o Consórcio Nordeste, também esteve presente, visitando as 18 Câmaras Temáticas do dia.