GERAL Bahia
Feira de Artesanato de Guarajuba amplia atrações para turistas nacionais e estrangeiros no destino
Com oito praias em mais de sete quilômetros de orla, incluindo a do Paraíso, que possui o selo internacional de sustentabilidade Bandeira Azul, a l...
04/02/2026 14h01
Por: Redação Fonte: Secom Bahia

Com oito praias em mais de sete quilômetros de orla, incluindo a do Paraíso, que possui o selo internacional de sustentabilidade Bandeira Azul, a localidade de Guarajuba (Camaçari), na Costa dos Coqueiros, é um dos destinos baianos mais procurados no verão. Ela fica a 40 quilômetros do aeroporto de Salvador, com acesso de carro pela Linha Verde (BA-099), levando o visitante para um lugar com infraestrutura turística, belezas naturais, rica gastronomia e mar ideal para o banho e esportes aquáticos. 

Mas os atrativos vão além das praias e da culinária baiana. Desde a virada do ano, turistas nacionais e estrangeiros também são atraídos pela variedade na Feira de Artesanato de Guarajuba, instalada nas imediações da entrada da localidade, com a participação de quase 50 artesãos. São produtos como bonecas de pano e de cerâmica, essências aromáticas, cestas e chapéus de palha, vasos, flores ornamentais, bijuterias e peças de crochê, entre outros, além de cozinha regional.

A iniciativa da Prefeitura de Camaçari, com apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), atraiu a visitante Yesney Castro, 48 anos, de Cuba (América Central), que está conhecendo a zona turística Costa dos Coqueiros. “As peças são lindas e muito bem feitas. Já comprei alguns brincos e estou dando uma olhada geral para ver se vou levar mais alguma coisa. A feira é muito bacana”, elogiou a turista do país caribenho.

“Eu também sou artesã e acho incrível como os produtos daqui têm a cara da região, são diferentes dos feitos em minha terra. Para mim, isso é o mais interessante para o turista”, destacou Cláudia Tronconi, 61 anos, de Minas Gerais.

A Feira de Artesanato de Guarajuba integra as ações do projeto Verão Conectado e pode ser visitada até o dia 28 de fevereiro, de terça-feira a domingo, das 17h às 22h. “A movimentação tem sido muito boa, principalmente, nos fins de semana, quando chegamos a receber até 500 pessoas por dia, com grande número de turistas do Brasil e do exterior”, relatou a assessora técnica da Secretaria de Turismo de Camaçari, Carla Marques.

Fonte

Ascom/Setur-BA